[Talk-br] Dúvida sobre favelas (aglomerados subnormais)

Sábado Maio 17 03:41:34 UTC 2014

A resposta curta: no OSM, não há distinção entre
vilas/favelas/condomínios/áreas residenciais genéricas. Os aglomerados
eram simplesmente uma fonte fácil de áreas residenciais, com nome e
contorno aproximado (que ficou para ser melhorado depois pelos
mapeadores locais).

A resposta longa: obviamente os aglomerados têm características
especiais. Veja a definição dada pelo IBGE [1]: "[Aglomerado
subnormal] é o conjunto constituído por 51 ou mais unidades
habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e
pelo menos uma das características abaixo:
- irregularidade das vias de circulação e do tamanho e forma dos lotes; e/ou
- carência de serviços públicos essenciais (como coleta de lixo, rede
de esgoto, rede de água, energia elétrica e iluminação pública)"

E a explicação dada logo depois: "Sua existência está relacionada à
forte especulação imobiliária e fundiária e ao decorrente espraiamento
territorial do tecido urbano, à carência de infraestruturas as mais
diversas, incluindo de transporte e, por fim, à periferização da
população. Surgem, nesse contexto, como uma resposta de uma parcela da
população à necessidade de moradia, e que irá habitar espaços menos
valorizados pelo setor imobiliário e fundiário dispersos pelo tecido
urbano."

Por si só, os aglomerados deveriam ser assunto de interesse político e
humanitário, e existe uma equipe forte ligada a esse assunto: o
Humanitarian OSM Team (HOT). Há várias coisas que poderiam ser
mapeadas dentro dessas áreas e que poderiam motivar discussões sobre
política e auxiliar a população a avaliar a situação e com isso cobrar
melhorias.

Dito isso, também é verdade que as regiões mais carentes geralmente
são vítimas de várias circunstâncias negativas, e isso muitas vezes
cria um ambiente propenso ao crime (mas há exceções). Então, também
existe interesse da população em geral (incluindo turistas) em saber
onde ficam essas áreas, por uma questão de segurança pessoal. (Imagine
uma senhora idosa, turista, andando pela cidade, sozinha. Onde você
diria para ela não ir? Vários lugares, mas acho provável que as
regiões desses aglomerados estivessem na lista.) Esse também foi algo
que me motivou a importar os aglomerados, e não acho que seja
discrimnação e sim a constatação da realidade.

Apesar de todas essas diferenças, mesmo não sendo exatamente a mesma
coisa que um condomínio planejado de classe média, eu não importei os
aglomerados com qualquer distinção (exceto por um pedido pra melhorar
os contornos e revisar os nomes), e venho mapeando as duas coisas
quase da mesma forma. Aqui em Porto Alegre há inclusive áreas que num
passado distante (ali pelos anos 50) foram regiões carentes e hoje são
de classe média/média-alta, e são mapeadas exatamente da mesma forma
que as regiões carentes, sem distinção [2]. A única diferença clara
pros condomínios [3] é que eles normalmente têm endereço e quase
sempre também uma cerca ou um muro (barrier=fence ou barrier=wall),
enquanto que as vilas e favelas [4] raramente têm essas coisas
(algumas às vezes têm muro num lado, mas raramente são inteiramente
cercadas).

E esse assunto meio que se mistura ao assunto das living streets:
http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?pid=402053

[1] http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000015164811202013480105748802.pdf
[2] https://www.openstreetmap.org/way/254363256
[3] https://www.openstreetmap.org/way/254363255