[Talk-br] Dúvida sobre favelas (aglomerados subnormais)

Domingo Maio 18 13:30:43 UTC 2014

A cor das telhas certamente ajuda. Um dos problemas é que não podemos
confiar muito na cor delas na imagem de satélite. Outro é que uma
comunidade carente, com nome e contorno, pode até estar usando telhas
comuns (ou ser um mosaico, com vários tipos de telhas intercalados) e
ainda assim corresponder à definição do IBGE (irregularidade das vias
de circulação e do tamanho e forma dos lotes; e/ou carência de
serviços públicos essenciais).

> Algumas comunidades como a Vila do João, Cidade de Deus e Vila das Pedras
> foram loteamentos organizados pelo governo e entregues à população.  Do alto
> parecem bairros organizados, com lotes isométricos, ruas largas e ordenadas
> com automóveis estacionados ao longo:
> https://www.google.com.br/maps/@-22.8675933,-43.2361388,282m/data=!3m1!1e3 .
> Porém o uso predominante de telhas de amianto nos puxadinhos e as lajes
> descobertas usadas como terraço conferem um tom acinzentado característico a
> essas áreas que permite a distinção para quem não conhece as favelas do Rio.

> [...]

"Nullius in verba."