[Talk-br] Fronteiras estaduais em estados costeiros

Segunda Maio 19 17:37:45 UTC 2014

Acho que isso tem a ver com o conceito fundamental de "limite
administrativo": o país administra e tem jurisdição sobre o espaço
marítimo, então a área marítima deve ser incluída nessa ressa região (cujo
propósito no OSM não é, a princípio,  demarcar os contornos de terra - pra
isso servem as linhas natural=coastline).

Eu nunca consegui descobrir qual a jurisdição exata que os estados têm
sobre o mar, mas alguma eles certamente têm. Vejam essa notícia: http:/
www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/10000-pre-sal-faz-estados-brigarem-por-fronteiras.shtml

Então, até pode ser que o limite atual não esteja certo (talvez seja como
nos EUA onde os estados têm jurisdição numa área menor do que o país), mas
acho que o limite deveria ficar além da orla marítima.

Fazer assim tem um benefício: as relações ficam mais simples (não é
necessário incluir ilha por ilha na relação) e várias coisas no mar e nas
ilhas acabam indexadas corretamente.

Para permitir a extração de contornos exclusivamente terrestres, poderiamos
criar relações "region" específicas pra isso.