[Talk-br] Fronteiras estaduais em estados costeiros

Raffaello Bruno Limongi Freire raffaellobruno em hotmail.com
Terça Maio 20 01:30:40 UTC 2014

Arlindo,
as fronteiras municipais que constam no site do IBGE, que podem ser baixadas no formato kml, já se extendem por uma região no oceano. Assim, acho que seria correto fazer isso no OSM também.
Veja por exemplo as divisas de Maceió em anexo (arquivo .gpx).
Atenciosamente,Raffaello Bruno

From: openstreetmap em arlindopereira.com
Date: Mon, 19 May 2014 16:37:32 -0300
To: talk-br em openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br] Fronteiras estaduais em estados costeiros

Beleza. E quanto aos municípios? Aqui na cidade do Rio de Janeiro, pelo menos, tenho incluído as ilhas manualmente.
[]s

Arlindo

Acho que isso tem a ver com o conceito fundamental de "limite administrativo": o país administra e tem jurisdição sobre o espaço marítimo, então a área marítima deve ser incluída nessa ressa região (cujo propósito no OSM não é, a princípio,  demarcar os contornos de terra - pra isso servem as linhas natural=coastline).

Eu nunca consegui descobrir qual a jurisdição exata que os estados têm sobre o mar, mas alguma eles certamente têm. Vejam essa notícia: http:/www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/10000-pre-sal-faz-estados-brigarem-por-fronteiras.shtml

Então, até pode ser que o limite atual não esteja certo (talvez seja como nos EUA onde os estados têm jurisdição numa área menor do que o país), mas acho que o limite deveria ficar além da orla marítima.

Fazer assim tem um benefício: as relações ficam mais simples (não é necessário incluir ilha por ilha na relação) e várias coisas no mar e nas ilhas acabam indexadas corretamente.
Para permitir a extração de contornos exclusivamente terrestres, poderiamos criar relações "region" específicas pra isso.