[Talk-br] RES: RES: RES: Maratona de Edições da Copa - POI

Reinaldo Neves rneves em equacao.com.br
Quinta Maio 22 13:58:28 UTC 2014

Quem contribuiu com os dados sabia que o mesmos seriam incorporados a versão
final do mesmo e seria redistribuída a outros usuários.  As informações
coletadas por funcionários obviamente são de propriedade da Equação
Informática e como sou o responsável legal por ela farei o complemento numa
etiqueta source conforme sua sugestão.

___________________________
Reinaldo Neves
Equação Informática
(11) 3221-3722

-----Mensagem original-----
De: Fernando Trebien [mailto:fernando.trebien em gmail.com]
Para: OpenStreetMap no Brasil
Assunto: Re: [Talk-br] RES: RES: Maratona de Edições da Copa - POI

Bem, sendo bem precavido em relação às lacunas legais, o ideal seria que
cada contribuidor da informação que você coletou dissesse que aceita os
termos da licença do OSM.

Mas se os seus contribuidores voluntários contribuíram a informação sabendo
que a sua empresa poderia usá-la para fins comerciais sem citá-los, então a
decisão sobre o que fazer com os dados acaba sendo só da empresa. E daí
depende: se você for dono da empresa e você estiver nos dizendo que está
contribuindo os dados e que aceita a licença ODbL do OSM
(http://opendatacommons.org/licenses/odbl/summary/), não tem nenhum problema
e os dados são muito bem-vindos! Se você quiser, pode acrescentar a etiqueta
source=[nome da sua empresa] para indicar de onde veio a informação. Mas se
você não for o dono da empresa, você antes precisa perguntar pros donos, e
de preferência pedir pra eles só nos mandarem um e-mail dizendo que
concordam com o que você está fazendo e que os dados podem ser:
- usados para fins comerciais
- não exigem atribuição quando são mostrados (só conseguimos atribuir a
fonte através de etiquetas - nos elementos geométricos ou nos changesets que
os importaram - e elas só são visíveis ao usuário final em modo de edição)

"Nullius in verba."