[Talk-br] RES: RES: RES: RES: RES: Maratona de Edições da Copa - POI

Quinta Maio 22 21:27:51 UTC 2014

Oi Reinaldo,

Talvez com atraso, uma dica: o que a lei proíbe é que você copie
metadados (nomes, telefones, etc.) e coordenadas de outra base de
dados (ex.: lista telefônica, outros mapas, etc.) que não explicite a
permissão de redistribuir da informação. Mas ela não impede que você:
- se "inspire" em outro mapa para saber mais ou menos onde um lugar
fica (você pode olhar o outro mapa comercial, mas não pode desenhar
sobre ele ou copiar nomes à risca)
- copie informações (metadados) de fontes permitidas (como os sites
dos próprios consulados)

Isso desacelera o seu trabalho, mas ainda é mais rápido do que mapear
completamente do zero. Ou seja, você pode remapear os consulados se
quiser, desde que você não use copiar e colar pros metadados (nem uma
simples redigitação ao ler a lista telefônica), e também não use
imagens restritivas (ex.: Google Maps) para fazer o desenho. Isso vale
pra qualquer coisa no OSM.

Fazendo assim, seu changeset teria a etiqueta source=Bing;knowledge.
Mas daí não daria pra colocar como fonte a sua empresa. Algo que você
pode fazer quando estiver contribuindo informações da sua empresa é
criar um usuário do OSM com o nome da empresa para fazer esses
uploads, e colocar um link de contato com a empresa na página de
perfil desse usuário. Talvez isso até dê mais visibilidade ao seu
trabalho do que usar a tag source no changeset.

"Nullius in verba."