[Talk-br] Classificação de rodovias no Brasil

Sábado Abril 11 19:07:56 UTC 2015

Até onde me consta, o último debate amplo da comunidade que gerou
consenso é o que consta na segunda seção deste artigo: [1]

Esta seção foi primariamente editada por mim na época, sempre pedindo
que a comunidade revisasse e criticasse, e fiz questão de apontar para
as discussões na lista e inclusive de reconhecer publicamente aquilo
que a comunidade considerou como "erros" meus, para que todos
soubessem até que ponto devem interpretar essas recomendações de forma
"literal".

O artigo foi recentemente editado pelo usuário Fbello [2], que
participou das discussões sobre esse assunto aqui na lista. Ele
colocou no topo do artigo uma tabela cuja origem eu desconheço e que
não consta nos comentários de edição do wiki. Se é uma proposta,
deveria ter escrito que é uma proposta, e não dar a entender que é o
consenso da comunidade. Se ninguém se opuser, eu gostaria de mover
essa seção para baixo e de listá-la como proposta em debate. Essas
páginas "principais" do wiki deveriam ser tratadas como local de
conhecimento consolidado, não como ponto de disputa ideológica.

O critério por consenso para que uma via seja considerada expressa é o
seguinte: (estou lendo direto do fluxograma no artigo)
1. Seja duplicada - tenha predominantemente pelo menos 2 faixas por
sentido (pode ter 1 só em alguns poucos trechos curtos)
2. Tenha uma separação central entre as duas mãos - pode ser um
canteiro, uma defensa, ou (em teoria, mas nunca vi na prática) até
mesmo certos tipos de "tartarugas" [3]
3. Possua semáforos ou interseções em nível (aquelas que fazem o fluxo
que entra/sai/atravessa a via parar completamente até conseguir uma
brecha no tráfego). [4] Isso distingue essas vias das motorways onde
há faixas para ingressar/sair, sem necessidade de parar (apenas dar
sinal e esperar a boa vontade dos motoristas da faixa ao lado).

O critério para diferenciar primárias e secundárias não-urbanas é
simplesmente a presença/ausência de acostamento. Não é uma
diferenciação muito importante (foi mencionado por alguns algumas
vezes no meio do debate, posso conseguir o link se quiserem), então
não precisa ser seguida à risca.

Para classificação urbana, não há um consenso amplamente debatido, eu
estava esperando alguém criticar o meu novo trabalho em Porto Alegre
(que não está 100% concluído, falta "consertar" as living streets)
para então lançar esse assunto desgastante de novo de uma forma que se
aplicasse a muitas cidades. [5] Essa proposta permitiria diferenciar
primárias e secundárias independente de estarem em meio urbano ou
rural - mas não foi discutida, portanto não é consenso. Nessa
proposta, ambas as vias teriam que ter uma velocidade máxima de pelo
menos 60km/h (teriam que ser "arteriais" pelos moldes do CTB), e a
diferença seria se a via é ou não parte do principal trajeto entre
dois "núcleos viários urbanos" (e seria preciso discutir como avaliar
onde estão esses núcleos), sem se preocupar com detalhes físicos como
largura, pistas, acostamento, pavimento ou falta dele, etc.

[1] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a#Fluxograma_de_classifica.C3.A7.C3.A3o_.28esquema_br2013.29
[2] http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=Pt-br%3AHow_to_map_a&diff=1129896&oldid=1051591
[3] http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=25892
[4] http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=26067