[Talk-br] Classificação de rodovias no Brasil

Sábado Abril 11 19:10:05 UTC 2015

> Na verdade eu não gosto muito dessa tarefa de classificar vias, pois os
> parâmetros do OSM são diferentes dos aplicados no Brasil, pelo DNIT.
Alias,
> no meu entender, o DNIT não tem parâmetros claros, pois sua classificação
> geralmente se dá com relação aos aspectos de pavimentada e duplicada. Pelo
> menos é o que aparece nos seus mapas.

Na última grande discussão as nossas classificações ficaram bem próximas
das classificações definidas pelo DNIT.

> Exemplo 2: Rodovia MS-395 (trecho Três Lagoas/MS à Brasilândia/MS), este
> alterei o nome para BR-158, conforme mapa rodoviário do DNIT.

Se o trecho possui coincidência de várias vias (estaduais e/ou federais),
você mantém as várias siglas.

> No exemplo 1, trata-se de rodovia sem acostamento, em praticamente quase
> todo o trecho, com mão simples (apenas uma faixa em cada sentido, sem
> separação de vias), e sem nenhum ponto com faixa dupla por sentido, para
> ultrapassagem nas subidas, por exemplo. No OSM alguém colocou como Via
> Expressa (verdinho). Pelas informações descritas no OSM (sinalzinho de
> exclamação ao lado do logotipo da via), a classificação correta seria Via
> Secundária. Nisso a minha cabeça ferve...kkk

Isso, vai virar secondary mesmo.

> No exemplo 2, trata-se de rodovia com acostamento em ambos os sentidos, na
> maior parte do trecho, mais larga e com alguns trechos com faixa dupla nos
> sentidos. No OSM alguém colocou essa como Via Primária (vermelhinha).
> Novamente, pelas informações descritas no OSM (sinalzinho de exclamação ao
> lado do logotipo da via), a classificação correta seria também Via
> Secundária. Ai fica muito difícil entender.

É primary mesmo. Primary possui acostamento, enquanto secondary não tem.