[Talk-br] Classificação de rodovias no Brasil

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sábado Abril 11 20:05:30 UTC 2015

Prezado Ivanildo

> Acredito que esse assunto (classificação de rodovias) já tenha sido
> bastante debatido aqui. Como sou novo na lista e por ser uma atividade do
> OSM que não conheço muito, tenho algumas dúvidas e preciso me aprofundar
> mais no assunto. Por isso, preciso da ajuda dos conhecedores profundos
> nessa área, para que eu possa assimilar bem e fazer ceto já da primeira
> vez, evitando retrabalhos para ou outros.
>
> Na verdade eu não gosto muito dessa tarefa de classificar vias, pois os
> parâmetros do OSM são diferentes dos aplicados no Brasil, pelo DNIT. Alias,
> [...]

Sim, foi bastante discutido e provavelmente ainda será muito discutido
aqui. Por isto suas indagações são bem vindas.

O projeto OSM no seus primórdios tomou a decisão fácil, porém infeliz, de
simplesmente aplicar o modelo de classificação britânico. Significa que os
mapeadores britânicos não tem as dúvidas que nós temos sobre classificação
de rodovias pois eles simplesmente empregam aquilgo que já foi feito pelas
agências governamentais de lá.

Só que neste processo eles acabaram criando um problemão pro resto do
mundo. Nós sempre sentimos muitas dificuldades em achar critérios que
pudessem fazer sentido com a classificação britânica. Pelo que sei o mesmo
aconteceu em muitos outros países.

Uma das grandes dificuldades é que o sistema de classificação do OSM
mistura formato da rodovia com sua importância. Enquanto o primeiro é bem
objetivo, o segundo é sujeito a amplas e divergentes interpretações.

O esquema BR2013 que foi discutido amplamente aqui e no forum, e deu um
pouco de consistência às nossas classificações, que já são bem menos
divergentes que no passado.

abraço

Gerald