[Talk-br] Classificação de rodovias no Brasil

Ivaldo Nunes de Magalhães ivaldonm em gmail.com
Domingo Abril 12 02:46:56 UTC 2015

Alexandre,

O que eu quis dizer - relativamente ao fluxograma/tabela - foi que para
quem não tem distinção clara entre os tipos de vias, fica burocrático
seguir o fluxograma sempre que precisar fazer uma alteração num tipo de
via. Essa informação precisaria estar mais clara para a tomada rápida de
decisão.

Por isso citei o ambiente de produção do OSM, quando você está fazendo a
alteração. Nesse caso, é muito improdutivo e lento você percorrer todo um
fluxograma (que não é tão pequeno) para saber se a via é do tipo A, B ou C.

Igualmente, a opção de colocar uma nota e esperar alguém comentar, sabe-se
lá quando, é também um método lento e improdutivo.

Enfim, não estou sugerindo suprimir o organograma, mas para mim - e talvez
muitos outros colaboradores, que poderiam acelerar em muito os trabalhos de
criação e correção - seria bom que os padrões e atributos fossem, claros,
simples e diretos, de modo que possibilitasse distinção clara e rápida
entre os tipos de vias. De outro modo, quem vai ter tempo de ficar
percorrendo o organograma para ao final concluir: "ah, finalmente, essa via
é do tipo terciária, agora posso alterar!"?

E olha que quem nem gosto dessa atividade (classificação de vias), evito e
nem faço exatamente por causa da falta de parâmetros claros. Mas como disse
na mensagem inicial, é difícil ver classificações incorretas e deixar como
estar.

*Ivaldo*