[Talk-br] Classificação de rodovias no Brasil

Ivaldo Nunes de Magalhães ivaldonm em gmail.com
Terça Abril 14 22:41:03 UTC 2015

Olá wille, como está o DF?

Veja, não é meu propósito opinar sobre qualquer padrão aqui, pois tem gente
mais gabaritada para isso, mas meus dedos cóçam quando vejo algo que não
entendo claramente e aí tenho que escrever.

Eu ordenei mais ou menos por uma lógica crescente de importância,
procurando inclusive seguir o OSM (os desenhosinhos que representam os
tipos de vias, acho eles bem intuitivos), tendo como parâmetro: separação
de vias, a quantidade de faixas e o acostamento. Não levei em conta o
asfaltamento. Eu queria algo assim, mas simples e pratico. Acho que pode
ser feito.

Meu empolguei e fiz algumas alterações, incluindo as suas sugestões. Até
que ficou bom. Acho que vou seguir esse.

Auto estrada:
- duplicada (canteiro central entre as mãos);
- mínimo 2 faixas por sentido;
- acostamento em ambos os lados do sentido;
- exemplo: Rodovia Castelo Branco (SP-270).

Via expressa:
 - duplicada (canteiro central ou algum tipo de obstáculo entre as mãos,
não pode ser tartaruga);
 - mínimo 2 faixas por sentido;
 - acostamento em 1 dos lados do sentido (direito);
 - exemplo: Rodovia Raposo Tavares (SP-280).

Via primária:
 - não duplicada (sem canteiro central entre as mãos);
 - 1 ou 2 faixas por sentido;
 - acostamento em 1  dos lados do sentido (direito);
 - exemplo: Rodovia BR-163/MS.

Via secundária:
 - não duplicada (sem canteiro central entre as mãos);
 - 1 faixa por sentido;
 - sem acostamento (acostamento menor que 1 faixa e não cabe 1 carro);
 - exemplo: Rodovia MS-320.

Via terciária:
- não duplicada (sem canteiro central entre as mãos);
- 1 faixa por sentido
- sem acostamento e não asfaltada;
- exemplo: Rodovia Benevenuto Ottoni/MS.

Abraços

Ivaldo

Oi, IvaldoGostei muito desse seu resumo. Algumas correções:

- Secundária não tem acostamento (ou, se tiver, é aquele acostamento que
não cabe um carro e parte dele fica na faixa de rolamento).
-Terciária não é pavimentada.

Proponho que coloquemos esse esquema no wiki para complementar a página.

abraços,
wille

On 11-04-2015 22:09, Ivaldo Nunes de Magalhães wrote:
>* Alexandre, obrigado pela indicação. Já tinha visto essa imagem. No meu
*>* entender ela é de difícil interpretação e análise para o ambiente de
*>* produção do OSM, que requer uma decisão rápida.
*>>* Acho que deveríamos convertê-lo numa tabela mais enxuta e simples, tipo:
*>>* Auto estrada:
*>*  - canteiro central entre as mãos (duplicada);
*>*  - mínimo 2 faixas por sentido;
*>*  - acostamento em ambos os lados do sentido;
*>*  - exemplo: Rodovia Castelo Branco (SP-270).
*>>* Via expressa:
*>*  - canteiro ou algum tipo de obstáculo central entre as mãos, não pode
*>* ser tartaruga (duplicada);
*>*  - mínimo 2 faixas por sentido;
*>*  - acostamento em 1  dos lados do sentido (direito);
*>*  - exemplo: Rodovia Raposo Tavares (SP-280).
*>>* Via primária:
*>*  - Sem canteiro central entre as mãos (não duplicada);
*>*  - mínimo 2 faixas por sentido;
*>*  - acostamento em 1  dos lados do sentido (direito);
*>*  - exemplo: Rodovia BR-267/MS.
*>>* Via secundária:
*>*  - Sem canteiro central entre as mãos (não duplicada);
*>*  - mínimo 1 faixas por sentido;
*>*  - acostamento em 1  dos lados do sentido (direito);
*>*  - exemplo: Rodovia BR-158/MS.
*>>* Via terciária:
*>*  - Sem canteiro central entre as mãos (não duplicada);
*>*  - mínimo 1 faixas por sentido;
*>*  - sem acostamento;
*>*  - exemplo: Rodovia BR-262/MS.
*>>* Isso é um exemplo de uma classificação simples, mas clara.
*>

*Ivaldo*