[Talk-br] O processo decisório da comunidade

Quinta Abril 16 01:59:47 UTC 2015

Em 15 de abril de 2015 22:42, Ivaldo Nunes de Magalhães <ivaldonm em gmail.com>
escreveu:

> Gosto da sua ideia de voto igualitário, independente da curva de
> maturidade da pessoa no assunto. Isso porque excelentes idéias surgem
> quando há heterogeneidade de pensamentos. Da mesma forma, um grupo fechado,
> com formas de pensar meio que pré-determinadas se torna meio perigoso...
> tendencioso é a palavra certa.

Eleições periódicas e votações para determinação de quórum afastariam essa
possibilidade, se o quórum começasse bem auto por imposição da implantação
do sistema.

Não gosto muito da ideia de "o que foi decidido no passado deve permanecer
> intocável". Isso realmente não é válido. As coisas mudam e idéias novas
> surgem, ou uma nova forma (simplificada) de entender um velho problema pode
> surgir como solução para uma questão.

No sistema de governo que estou idealizando e tentando transmitir a vocês,
coisas poderiam mudar, mas só depois que tal fosse querido o suficiente na
comunidade. Esse "querer suficiente" seria determinado por essa máquina
legislativa em transformação por tempo indeterminado. Com o princípios
corretos, ela não viciaria.

> Quanto ao sistema de votação, mesmo sendo (talvez, não sei) algo
> padronizado aqui, acho lento, muito burocrático e improdutivo. Desculpe a
> franqueza. Talvez fosse melhor focar em grupos de trabalho com tarefas
> específicas e distintas, com prazo para apresentação de propostas.

Eu tive em vista o uso do Loomio.

> Por exemplo: um grupo poderia trabalhar na definição dos parâmetros (que
> não podem ser infinitos, mas poucos) focadas na clareza e facilidade de
> entendimento do assunto.
>
> É isso.

Grupos de trabalho também precisam de um processo decisório perante toda a
comunidade.

Alexandre Magno