[Talk-br] Áreas de perigo

Márcio Vinícius Pinheiro marcioviniciusmp em gmail.com
Quinta Abril 30 20:03:14 UTC 2015

Não sei em outros estados, mas no Rio a polícia mantém um banco de dados
sobre segurança baseado em GIS, sim (foi apresentado em uma palestra sobre
GIS a que assisti no ano passado). Não sei informar se essa informação é
pública e aberta (eu acharia muito justo se não fosse), mas acredito que a
única fonte fiável pra um mapeamento desse tipo seria essa.

Afora estudos estáticos sérios, qualquer outra abordagem ou implementação
seria mero chute ou preconceito, gerando informações imprecisas e erradas
para o OSM. Já é muito difícil as pessoas manterem a precisão em coisas
físicas facilmente observáveis, imagina em algo tão subjetivo quanto
sensação de segurança.

Apenas para dar o meu testemunho, eu trabalho há anos dentro de comunidades
da cidade do Rio (dentro mesmo, meu posto de trabalho é na comunidade) e
posso dizer com certeza, cada comunidade é uma comunidade e cada dia é um
dia. Já passei por situações complicadas em lugares em que nem imaginava
ter problemas e nunca tive problemas em áreas que muitos (e muitas
estáticas) diriam para eu nem chegar perto.

A ideia em uma análise superficial parece boa, mas descambaria fácil e
rapidamente para o achômetro e preconceito.

Atenciosamente,
Márcio Vinícius Pinheiro.
http://about.me/Doideira