[Talk-br] RES: Sobre Geolog da PMSP ser domínio público

Rafael Franco rafael.etc em gmail.com
Quinta Agosto 6 23:23:49 UTC 2015

Salve galera, me manifesto pouco por aqui, mas gostaria de dar uma
contribuição nesse assunto, pois venho debatendo há umas semanas com um
amigo formado em direito e que trabalha na ouvidoria pública da cidade de
Limeira, SP.
A legalidade tem uma lógica dúbia, o pensamento inglês doutrina assim: se
não está explicitamente proibido, então é permitido. O pensamento alemão
doutrina que se não está explicitamente permitindo, então é proibido.
Acredito que estamos lidando com um problema cultural, quem tem autoridade
sobre essa decisão é o ente responsável pelo dado, ou seja, o órgão público
e a lei de acesso a informação tem essa brecha, público pra ela é ao
alcance geral, não doutrina uma licença pra distribuição, acho que seria
interessante bolar um texto explicativo pro órgão sobre a necessidade de
uma licença aberta explícita por escrito do órgão para uso dos dados
requisitados, acredito não haver dano para o servidor q autorizar isso, já
que os dados são públicos. Quem sabe até emendar uma campanha sobre o
assunto, pq vários município já tem sua própria lei de acesso a informação,
outros menores estão a criar, e a maioria herda os preceitos da legislação
federal, ou seja...