[Talk-br] Vitor Rodrigo, sobre Git e GitHub...

Quarta Agosto 12 15:07:26 UTC 2015

*Era: "Re: [Talk-br] Ajuda para georreferenciar imagem"*

Vitor Rodrigo,

(reaproveitando parte de mensagem que enviei à lista há um tempo)

Meses atrás eu tive acesso ao que talvez sejam, juntos, o melhor
video-tutorial atual de *Git para Windows*:

   1. Treinamento de GIT
   <https://www.youtube.com/playlist?list=PLiaIfhtFjht53nyo_CD2AuSDrypvyM-Or>,
   por Gapso Analytics
   2. Curso básico de Git
   <https://www.youtube.com/playlist?list=PLInBAd9OZCzzHBJjLFZzRl6DgUmOeG3H0>,
   por RBtech

Eu dou preferência ao segundo porque ele usa modo texto e a pessoa não fica
dependente de algo do Windows. Mas assistir o segundo amplia o horizonte;
você vai encontrar funcionalidades gráficas similares em outras plataformas.

Se você não usa Windows, melhor ainda!

Git — ou melhor, controle de versão, mas "git" por suas "peculiaridades
abrangentes" — é algo que pode potencializar muito qualquer projeto que
parta de código fonte em texto simples. *Não é uma ferramenta só para
desenvolvimento de software.* Mesmo que a pessoa não pense em colaboração,
gerenciar facilmente as versões é quase sempre algo imensamente vantajoso
até para um pessoa só.

Para projetos pequenos e até médios, o GitHub, com suas *issues*, é capaz
de oferecer "por si mesmo" (quero dizer: muito naturalmente) uma espécie de
"gerenciamento de projetos auto-contido, como algo "orientado a README e
*issues"*, ainda com a opção de complemento no wiki. Uma pessoa que nunca
estudou Engenharia de Software na vida, dependendo das circunstâncias, é
claro, *pode ter seus projetos gerenciados com MUITO sucesso* se
simplesmente *"abraçar naturalmente os fluxos de trabalho que são próprios
do GitHub (ou ferramenta similar, óbvio)"*. Esse é um GRANDE dentre os
vários méritos do serviço.

Alexandre Magno