[Talk-br] Issue no Github para o iD exibir mensagem alertando usuários de nomes copiados do Google

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quinta Dezembro 10 21:24:15 UTC 2015

Oi gente, parece que o limiar entre o bom e o ruim é meio sutil nesse
assunto...
Respondendo geral, e apenas reforçando o posicionamento já expresso:

1) "Cuidado, não faz o menor sentido atribuir copyright ao *nome de
logradouro, é público* (!!)."
    Ou seja, "*terrorismo"* é *gerar presunção de que tem um maluco dizendo
que é "dono do nome"* e vai te processar ou bloquear a OSM.

2) A operação de "escrever nome" é totalmente indiferente ao fato de ter
sido ou não copiado de algum lugar, ou de estar escrito ou não com grafia
errada.  Quem escreve está dando o seu testemunho, de uma informação
pública... O que importa é que houve boa vontade em colaborar com o OSM, e
que a grafia do nome será eventualmente corrigida por outro colaborador,
mas *jamais* a colaboração deletada ou tratada como "afronta a direito
autoral".

3) a *grafia correta de nomes é um "problema muito mais embaixo"* já
discutido aqui... Os nomes tem origem nas ~5500 Câmaras Municipais, e falta
na maior parte dos municípios a abertura e organização das Leis para
podermos conferir por software. Os *nomes de rua de Campinas por exemplo*
<http://www.lexml.gov.br/busca/search?f1-tipoDocumento=Legisla%C3%A7%C3%A3o;f2-localidade=Munic%C3%ADpios::Campinas%C2%A0-%C2%A0SP&keyword=denomina>
podem ter sua grafia homologada e/ou corrigida por software (!), por
estarem no LexML (ver link).

4) edição *manual,* passo-a-passo, de mapas é diferente da operação de *"cópia
em massa"* ... E se durante a *edição manual* o operador olhar para a
janela, perguntar para o amigo, para o Google ou o Bing, não tem problema
algum (!), seria outra forma de "terror" dizer o que o operador pode o que
não pode enquanto está lá de boa vontade editando... Acho que é disso que o
Vitor e o Marcio falavam.
Precisamos ser receptivos e acolhedores com nossos colaboradores (!).
A *"cópia em massa" é outra discussão bem diferente*, e acho que é disso
que o Gerald falava.
Se existe necessidade de fiscalização é com relação à *cópia em massa*...
Mas há dezenas de confusões e riscos também nesse tipo de fiscalização...
Por ex. conferir consistência entre Google e OSM (ou Bing e OSM) é saudável
e não é cópia.

5) a minha proposta é, se formos fiscalizar "cópia em massa" por software, *que
si fiscalize muito bem e muito antes, os requisitos
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_requisitos> e os testes desse
software*... E que, uma vez pronto o tal do software-fiscal, se homologue
ele o com muita calma e muita participação aqui de todos.
Idem softwares mais simples (ex. para disparar alertas intrusivos e pouco
acolhedores).