[Talk-br] Issue no Github para o iD exibir mensagem alertando usuários de nomes copiados do Google

Quinta Dezembro 10 23:24:45 UTC 2015

> Conversei isso com você e mesmo convicto que o emprego do Bing para
> nomenclatura de via ficava para interpretação de qualquer um, decidi refazer
> o vídeo deixando explícito que não se pode empregar o Bing para
> nomenclatura.

Sim, nós conversamos sobre o vídeo.
Em momento algum eu disse que ele estava errado ou reclamei quanto a
isto. Apenas disse que a parte do Bing estava ambígua e dando a
entender que poderia copiar os nomes das ruas dele.
Tanto é que o usuário ficou com esta dúvida e me apontou o vídeo.

> "Comentário de naoliv 22 dias atrás
> Esses dados vão ter que ser removidos do mapa. Nenhum deles permite o uso ou
> cópia das informações.
> Comentário de santos02 22 dias atrás
> Como assim, as informações estão corretas, e de algum lugar tem que sair as
> informações."

Posso não ser o melhor diplomata, mas não falei nenhuma mentira (que
os dados precisam ser removidos) e também apontei caminhos de onde ele
poderia obter os nomes de forma lícita.
Inclusive me ofereci a colocar os nomes do IBGE.

> Interpelar tão somente porque o colaborador nomeou uma quantidade
> significativa de vias não sou favorável. Isso desmotiva quem entra para
> ajudar e vem desmotivando muita gente pela quantidade de fiscais
> interpelando colaboradores.

Vou falar por mim: quando vejo algo estranho eu olho o histórico do
objeto, o changeset e também as outras modificações do usuário.
Comparo, na medida do possível, com mapas do IBGE, da prefeitura e
também com mapas comerciais (Google, Bing, Here, etc).

Pode ter certeza que eu não pergunto a ninguém de onde a pessoa está
retirando os dados se eu vejo que os nomes batem com o IBGE, por
exemplo.
Mas se aparecem várias palavras com grafia diferente e que batem com
algum mapa comercial apenas, aí sim, eu pergunto de onde a pessoa
retirou as informações.