[Talk-br] Issue no Github para o iD exibir mensagem alertando usuários de nomes copiados do Google

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Sexta Dezembro 11 11:52:39 UTC 2015


Estamos aqui debatendo sobre “nomenclatura de vias” e não o desenho dessas.

Me alinho aqueles que aqui defendem que nomenclatura de via é de domínio público porque em não sendo não podemos nem extrair o nome da placa existente na esquina que é de propriedade da Prefeitura.

Me perdoe Magno, mas pelo menos no ordenamento jurídico brasileiro e internacional se faz necessário provar que foi copiado para que uma ação penal siga em frente. Coincidência de grafia em determinado nome de rua cria um indício, mas para que esse indício seja pesado se faz necessário a existência de outros no mesmo sentido.
Recentemente muito foi debatido nesse sentido na ação penal do mensalão e agora do petrolão.

Na minha interpretação indício isolado não caracteriza prova.

“Posto que os indícios não se pesam, e não se contam, não basta que apareçam em número plural; é indispensável que, examinados em conjunto, produzam a certeza moral sobre o fato investigado. Para tanto, devem ser graves, precisos, e concorrerem, harmonicamente, a indicar o mesmo fato” (Moura, Maria Thereza Rocha de Assis. A prova por indícios no processo penal. São Paulo: Saraiva, 1994. p. 91).

Concordo que devemos defender o Projeto, mas na minha opinião devemos ter o cuidado para não permitir que ações restritivas, sejam novas ou reafirmação de antigas, acabem produzindo descontentamentos e evasão de colaboradores. Sem colaboradores o Projeto não tem futuro.

Como citei anteriormente, infelizmente estamos perdendo colaboradores devido a insistente fiscalização e interpelação de alguns a esses.

[]s
Marcio
From: Alexandre Magno Brito de Medeiros 
Sent: Friday, December 11, 2015 6:56 AM
To: OpenStreetMap no Brasil 
Subject: Re: [Talk-br]Issue no Github para o iD exibir mensagem alertando usuários de nomes copiados do Google

Entendo que não é necessário "provar" que foi copiado.

O OpenStreetMap não tem como defender-se judicialmente. Então é bem razoável adotar políticas de afastamento das "inseguranças". Assim, a mera "suspeita", corroborada por "indícios", torna-se suficiente.


O futuro de um projeto dessa dimensão não deve ser tratado como um rolar de dados. Se uma decisão judicial obrigar a lançar no esgoto um monte de contribuições válidas, ficamos todos como PALHAÇOS, tenhamos contribuído pouco ou muito. E mais uma vez "a gente egoísta" terá material para chamar de tolos aqueles que gratuitamente colaboram.


Alexandre Magno


Em 11 de dezembro de 2015 05:33, Peter Krauss <ppkrauss em gmail.com> escreveu:



  Bom dia Marcio e Nelson,  
  exemplos são ótimos para todos aqui na Lista falarem a mesma língua ;-) 

  Por hora parece bom o  exemplo, mas ainda está  meio difícil de entender o que se passou: alguém poderia explicar quais são os "Redact Google-sourced names" deste exemplo?
  Qual o critério que se usa para taxar de "foi copiado" e, independente de cópia, porque haveria algum direito autorial envolvido nisso?

    
  PS: se falam em DWG, seriam não nomes mas linhas e polígonos copiados de uma base alheia... Se for isso, não parece ter nada haver com "copiar nomes"...

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20151211/5832b282/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br