[Talk-br] Importação de aeródromos - ANAC
thundercel em gpsinfo.com.br
thundercel em gpsinfo.com.br
Sexta Dezembro 11 14:37:48 UTC 2015
Trabalhei por 38 anos no Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA) que tem a atribuição de legislar sobre navegação aérea de forma complementar a LEI Nº 7.565, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1986, Código Brasileiro de Aeronáutica, que substituiu o Código Brasileiro do Ar.
Quando nos referimos a legislação aeronáutica devemos ter especial atenção a divulgação de dados sobre a infraestrutura aeronautica em nosso país.
Por essa razão que o proprio ROTAER, ( http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/publicacoes/ROTAER/50-15064A30-8E13-416C-8D9091BBF8AC4020.pdf ) em sua introdução cita:
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO PARCIAL OU TOTAL DESTA PUBLICAÇÃO
Para quem não sabe o ROTAER (Manual Auxiliar de Rotas Aéreas) contempla, além de outros, informações de todos os aeróromos no Brasil.
O que ocorre é que, por questões de segunança da aviação, as informações aeronáuticas só podem ser divulgadas por órgão competente ou credenciado.
Na minha opinião podemos divulgar a existência do aeródromo como divulgado no Diário Oficial, mas outras informações a respeito dele devemos melhor analisar quais divulgar de forma que evitemos o emprego do OSM por pilotos que descumprem as regras internacionais de navegação aérea.
Um dado inserido de forma errada pode ser um fator contribuinte de um acidente aéreo e causar problemas para o OSM.
[]s
Marcio
From: Arlindo Pereira
Sent: Friday, December 11, 2015 11:28 AM
To: OpenStreetMap no Brasil
Subject: Re: [Talk-br]Importação de aeródromos - ANAC
A lista de aeródromos é publicada em Diário Oficial, portanto podemos admitir que a importação dos dados é permitida sem problemas.
[]s
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20151211/126b6cd8/attachment-0001.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br