[Talk-br] Estamos vivenciando uma experiência meritocrática?

Sábado Dezembro 26 02:26:15 UTC 2015

Se o sistema que eu imagino estivesse no ar...

Digamos que eu, Alexandre Magno, como usuário de openstreetmap.org, com as
cédulas de votos (curtir) únicos que tenho, quisesse empoderar naoliv:

Eu entraria nesse sistema, com a minha conta de openstreetmap.org, e sairia
curtindo contribuições de naoliv. Só teria direito de curtir ou descurtir
cada uma uma vez; ou seja, um único voto para cada contribuição.
Contribuições feitas em fórum, wiki, e no próprio mapa, por exemplo. Para
prevenir abusos, todos os usuários do sistema poderiam estar a par de cada
curtida minha. Quem quisesse, poderia "descurtir" aquela contribuição de
naoliv, na tentativa de anular minha curtida.

Isso seria *um sistema de votação sempre aberto* e com escassez, que
tenderia a realmente destacar os que realmente merecem. Pois os que tem
problemas (ainda que apenas em âmbito de relacionamento interpessoal),
teriam curtidas anuladas com descurtidas.

Eu acredito que um sistema desses muito tenderia a ser justo!

Alexandre Magno