[Talk-br] Metodologia de grupos de trabalho

Sexta Fevereiro 6 20:07:00 UTC 2015

Sim, cada grupo seria livre para ter seu formato. No "meu Rascunho", a
ênfase estava no status dos mantenedores
<http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=Brasil/Grupos_de_trabalho/Rascunho&oldid=1135509#Mantenedores>.
O importante mesmo é o grupo estar em atividade e saudável. Eu sei disso.
Mas eu quis fazer aquela ênfase principalmente para transmitir a ideia de
que pessoas podem participar duma e de outra coisa com um "grau de
envolvimento" variado.

Se no grupo houver pessoas comprometidas para longo prazo, ou comprometidas
permanentemente, e realmente ativas, dentre as quais pode se encontrar
alguém num papel de gerente ou monitor, melhor ainda. Mas eu entendo que
vocês, com cautelas, podem abrir um espaço para pessoas como eu, que
aparecem só de vez em quando.

Para alguns, afirmar-se como eu me afirmo, como alguém de compromissos
curtos ou sem maiores compromissos, é feio e sem honra. Mas feio, para mim,
é outra coisa: não honrar o compromisso. E, é verdade, infelizmente eu já
me pus (acidentalmente) nessa situação, duas vezes. Praticamente ficaram
pra trás os "compromissos" que eu firmara com (1) traduções no wiki e (2)
geração de polígonos para Task Manager. Eu quero retornar, por dívida,  mas
não tenho se farei ou quando farei. É por isso que eu quis opinar com
Rascunho de grupo de trabalho. Eu quis sugerir como vocês podem *reservar
com segurança operacional um espaço para contribuidores eventuais* como eu.

Entendo que numa comunidade de software pode haver espaço para
profissionais, amadores, pessoas muito comprometidas, pessoas pouco
comprometidas, contribuidores eventuais, estudantes, pesquisadores,
empresas, hobistas. É só uma questão daqueles que precisam de segurança
ficarem atentos a respeito de suas dependências. É só uma questão de haver
comunicação clara.

Se tiverem dúvidas quanto ao que estou trazendo, por favor, façam-me
perguntas.

Alexandre Magno