[Talk-br] erros x relações

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Quinta Fevereiro 12 16:04:00 UTC 2015

Nelson,
por partes.

O navegador garmin, permite ao utilizador, configurar o que deseja evitar durante a navegação.

Dentre outros, existe o evitar u-turn conforme print da tela do garmin abaixo.

Essa opção só tem validade estando o navegador no modo roteado, ou seja, com um destino selecionado. Quando ela é habilitada os u-turn são descartados em entroncamentos, mas considerados em vias sem saída.

Não tendo selecionado evitar u-turn e estando roteado, quando o utilizador contraria o roteamento, o navegador ativa automaticamente o recalculo de rota fazendo com que o roteamento seja recalculado a partir da posição atual.

Em não existindo retornos a frente o roteamento pega o primeiro “nó de roteamento” a frente e instrui a fazer o u-Turn nele.

Quando cito nó de roteamento me refiro ao nó em que se entronca mais de um segmento de reta. Nós comuns são aqueles que unem dois segmentos de reta e geralmente são empregados para retratar curva.

Nó de roteamento simples é aquele onde existe a via e outra nela entroncando. Na verdade ali aparentemente é um nó, mas na verdade são 3 nós sobrepostos. cada nó corresponde a ponta do segmento de reta que se une naquele ponto.

Essa situação ocorre frequentemente comigo quando retorno para o Rio vindo de Saquarema – RJ.

Existem duas opções de rota: uma pela Via Lagos e outra pela Amaral Peixoto.

Intercepto a Amaral Peixoto pela Rua Professor Souza ( https://www.openstreetmap.org/way/291228492 ). O roteamento nessa intercessão instrui a fazer curva a direita, pegar a Estrada do Palmital ( https://www.openstreetmap.org/way/284244418 ) e posteriormente a Via lagos ( https://www.openstreetmap.org/way/326023360 ). Esse roteamento é correto para configuração de caminho mais rápido, entretanto não o sigo porque prefiro retornar para casa pela Amaral Peixoto, pelo que o povo local chama de Serrinha.

Assim, ao entrar na Amaral Peixoto sigo para esquerda contrariando o roteamento.

A partir desse momento, quando o navegador identifica que não segui o roteamento por ele calculado, começa a ativar o recalculo de rota e logo de pronto manda eu fazer u-turn no primeiro nós de roteamento a frente que é a intercessão com a via https://www.openstreetmap.org/way/278750332

Daí em seguinte ele, vendo que não fiz u-turn fica sempre recalculando instruindo a retornar na próxima intercessão a frente. Essa situação fica se repetindo até aproximadamente o entroncamento em https://www.openstreetmap.org/way/278746258 . Depois disso ele se cansa em ficar recalculando e roteia normalmente pela minha rota desejada que é pela Serrinha.

Convém lembrar que em todos esses entroncamentos onde o u-turn é ativado o ID apresenta a possibilidade de configuração de restrição u-turn neles. Não apliquei em nenhum, mas acredito para fins de teste seria interessante aplicarmos e testar o comportamento no GPS.

Exemplo disso no entroncamento da Amaral Peixoto com a via https://www.openstreetmap.org/way/278746258

[]s
Marcio