[Talk-br] erros x relações

Flavio Bello Fialho bello.flavio em gmail.com
Quinta Fevereiro 12 22:43:10 UTC 2015

Pessoal,

Li agora há pouco a discussão inteira e fiquei um pouco preocupado com
alguns aspectos:

1. O nível da discussão, em alguns momentos, ficou abaixo do que seria
recomendável. Todos nós estamos tentando contribuir para melhorar o mapa, e
devemos ajudar uns aos outros e trabalhar juntos. Acredito que ninguém
tenha a intenção de ofender os outros. Entretanto, às vezes pode surgir
algum mal-entendido e espero que sempre possamos resolver tudo da melhor
forma possível.

2. É importante, ao mapear, não desfazer o trabalho dos outros. Dá um pouco
mais de trabalho, mas se tivermos cuidado de não apagar o que já foi feito,
o mapa como um todo irá evoluir mais rápido.

3. As relações são muito importantes. Estou mapeando todas as rodovias
federais e estaduais do Rio Grande do Sul, e as relações são fundamentais
para organizar o trabalho. Olhem, por exemplo:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RS/Rodovias_Federais
. Na coluna "Relação", ao clicar no link "a", a integridade da relação é
testada. Ao clicar no link "j", a relação inteira é carregada no JOSM,
facilitando a edição. Eu testo a integridade das relações com frequência e
conserto os erros que descubro (consequência da edição de outros).
Geralmente é pouca coisa, mas às vezes alguém bagunça bastante (já apagaram
trechos grandes da relação e até a relação inteira, o que dá bastante
trabalho para consertar).

4. O trajeto correto das rodovias também é muito importante. Qualquer
contribuição para deixar o trajeto mais preciso é bem-vinda. No entanto, é
importante cuidar para não desfazer o trabalho dos outros ao editar. É
muito importante colocar o tag "source", principalmente nos trechos em que
a rodovia difere da imagem do Bing (às vezes a imagem está desatualizada).

5. O ID parece ser ruim para edições grandes. Nunca usei o ID, mas a
quantidade de reclamações que surgem como consequência do seu uso é enorme.
Já usei o Potlatch e o JOSM. No início o JOSM parece mais complicado, mas é
MUITO melhor. Se alguém da lista edita bastante e ainda não usa o JOSM,
faça um favor a si mesmo e comece a usar. Eu garanto que vale a pena (não
sei como fiquei tanto tempo usando o Potlatch).

6. O JOSM tem um plugin ótimo para restrições de conversão (e ele não
quebra as relações na edição). Sempre que eu edito cruzamentos de rodovias,
eu coloco as relações de restrição necessárias, e isso é MUITO fácil com o
JOSM. Eu seleciono (nessa ordem) a via de origem, o ponto do cruzamento e a
via de destino; clico no botão para adicionar a restrição; seleciono o tipo
de restrição; clico no botão "Aceitar". Pronto. Seis cliques do mouse para
definir qualquer tipo de restrição. Outra vantagem é que quando se divide
uma via, o JOSM automaticamente coloca a relação apenas nas vias certas.

7. Não devemos mapear para o renderizador (ou para o aparelho de GPS). Se o
GPS está mandando fazer um self-U-turn em cada esquina, o problema é do GPS
ou do programa que gera o mapa para o GPS a partir da base de dados do OSM.
As restrições de conversão devem ser definidas apenas entre duas vias
diferentes, e apenas quando não o uso do tag "oneway" não é suficiente.

Desculpem o email longo e por favor não briguem comigo. :)

Flávio Bello Fialho
bello.flavio em gmail.com