[Talk-br] Prioridades em rodovias com mais de uma ref=

Flavio Bello Fialho bello.flavio em gmail.com
Domingo Fevereiro 15 10:48:12 UTC 2015

Bom, se existe a possibilidade de uma BR-XXX ter um trajeto diferente de

> Veja as mensagens anteriores. Este é o argumento do Claiton, eu mesmo não
> conheço nenhum caso. Mas não vou ficar surpreso se isto existir.

Se existir, eu mesmo mudo todas as RSC para RSC;BR. Não existe.

> [...]
>>

> De modo algum. Você está esquecendo que *nós aqui da lista* conhecemos
> esses códigos de rodovia e sabemos o que significa.
>
> Já o usuário comum não tem obrigação de saber que RSC-XXX e BR-XXX são a
> mesma coisa, então para o usuário comum esta informação é valiosa.
>
> Não estou convencido de que isso não é redundante (por favor me convença,
>

> Considere o exemplo de um turista estrangeiro que tem como endereço uma
> pousada na BR-262 em Sabará. Mas a única coisa que ele encontra é a
> MGC-262. E agora? Para complicar ainda existe a MG-262 na região (que nada

Eu quis dizer um contra-exemplo onde uma RSC não segue o trajeto planejado
de uma BR.

> Hoje (se ninguém apagar) ele vai encontrar isto no OSM:
> http://www.openstreetmap.org/#map=15/-19.8747/-43.8459
>
> a BR-262 marcada junto com a MGC-262, aí vai entender de que se trata da
> mesma rodovia. Pronto, problema resolvido e a informação "redundante"  teve
> sua utilidade.
>
> Antes de conhecer esses códigos de rodovia eu já passei por situação
> semelhante, por isto eu sei que este exemplo é válido.
>
> Nas placas em Sabará aparece ora MGC-262 ora BR-262, mas a população local
> so fala na "BR" ("vamos alí na BR"). Ninguém vai passar um endereço na
> [...]

O tag ref é para informações oficiais. O tag para nomes alternativos pelos
quais a população local conhece uma via é alt_name, loc_name ou reg_name,
dependendo do caso. Existe ainda a possibilidade de nat_ref, reg_ref ou
loc_ref. Se a preocupação é essa, talvez esse caso possa ter dois tags:
"ref=MGC-262" e "nat_ref=BR-262". Se for possível, é melhor evitar valores
múltiplos para o mesmo tag.

No Rio Grande do Sul (onde estou mapeando e organizando as relações de
todas as rodovias), vou colocar apenas RSC no tag ref. Seria bom que se
usasse o mesmo padrão em todo o país, mas se a comunidade de Minas Gerais
decidir fazer diferente, fiquem à vontade.

--
Flávio Bello Fialho