[Talk-br] RES: Inclusão de lotes e quadras no mapa

Marcelo Pereira pereiraholder em gmail.com
Sexta Janeiro 16 20:52:43 UTC 2015

Srs,

Agradeço pelas dicas,

Para efeito de exemplo, segue abaixo um exemplo das informações de cada um
dos conjuntos de dados citados:

Lotes

Aqui temos não o contorno das edificações em si, mas o polígono que
contorna o lote.

A lista de atributos do arquivo original é a que segue abaixo:

situacao_i: ATIVO
distrito: 1
setor: 1410
quadra: 245
face: 2
lote: 298
endereco_n: 51
indice_ven: 5497.109999999999673
area_const: 8352.239999999999782
qtd_pavime: 16
tipo_empre: EDIFÍCIO RESIDENCIAL
area_lote: 1521.000000000000000
frente_lot: 50.700000000000003
concatenac: 11410245020298
qtd_subuni: 52
ano_constr: 0
qtd_multip: 0
nome_edifi: EDF CARIAMA
endereco_c: Rua Antônio Novais, 51

Quadras

Encontrei dois conjuntos de dados para Quadras, um de polígonos e outros de
linhas.

O de polígonos foi descartado por não trazer informação util ao mapa, só
fazia referência ao setor censitário e outros códigos inúteis, por exemplo
nada dizia do tipo de solo ou algo utilizável como landuse.

O de linhas é mais completo e na verdade é a quebra dos poligonos acima
citados em linha de acordo com cada logradouro.

Assim, imaginei que poderia mixar este conjunto com o de lotes, adicionando
os campos do primeiro no segundo.  e adequando ás tags do OSM.

O conjunto de atributos de cada face de cada quadra é como o abaixo

concatenacao: 11410245002
distrito: 1
setor: 1410
quadra: 245
face: 2
logradouro_codigo: 6017
cep: 52050280
bairro_codigo: 167
bairro_nome: GRACAS
tipo_via:
tipo_valorvenal: 31
iluminacao_codigo: 3
iluminacao_nome: VAPOR MERCURIO
pavimentacao_codigo: 2
pavimentacao_nome: ASFALTO
emplacamento_codigo: 1
emplacamento_nome: COM EMPLACAMENTO
coleta_codigo: 3
coleta_nome: CONVENCIONAL ALTERNADA COM SELETIVA
arborizacao_codigo: 1
arborizacao_nome: COM ARBORIZACAO
redeagua_codigo: 1
redeagua_nome: COM REDE DE AGUA
limpeza_codigo: 2
limpeza_nome: REGULAR ALTERNADA
esgoto_codigo: 1
esgoto_nome: COM REDE DE ESGOTO
redetelefone_codigo: 1
redetelefone_nome: COM REDE TELEFONICA
guia_sarjeta_codigo: 1
guia_sarjeta_nome: COM GUIA E SARJETA
galeriapluvial_codigo: 1
galeriapluvial_nome: COM GALERIAS PLUVIAS
redeeletrica_codigo: 1
redeeletrica_nome: COM REDE ELETRICA

Dado estes dois conjuntos de atributos eu só teria que combina-los de
acordo com dois campos, "quadra" e "face", incluindo os atributos do
conjunto de quadras no de lotes.

Estou com os arquivos abertos no QGis, mas ainda não consegui combiná-los,
mais por falta de conhecimento mesmo.

Dai, seria só converter para o formato OSM, ajustar as tags e importá-los
para o mapa.

Pelo menos é o que pretendo.

Se vcs puderem, me indiquem o que das listas acima pode ou deve ser tageado
e incluido no mapa, e o que não se aplica ao mapa OSM.

Att,

Marcelo Pereira

Em 16 de janeiro de 2015 17:16, Arlindo Pereira <
openstreetmap em arlindopereira.com> escreveu:

> Você poderia importar o contorno das quadras com o landuse correspondente,
> acho que ficaria interessante especialmente na área comercial.

> Aun/Marcelo

São Pedro recebe Seu Lunga no céu perguntando:
 "Morreu, Seu Lunga? "
"Não, vim passar o Natal!"