[Talk-br] Declaração de renúncia de voto para decidir traduções de etiquetação

Sexta Julho 3 00:24:29 UTC 2015

Obrigado pelos elogios, depois de duvidar dos meus métodos. Só quero que
entenda que a discussão não é sobre você (nunca será) e sim sobre o OSM.

Antes de propor uma tradução, considere o que diz na referência. Não fazer
isso é menosprezar as semanas de suor que foram investidas nela. Traduções
ruins têm consequẽncias que nos custam muito trabalho para consertar.
Traduções literais (que você defendeu hoje) frequentemente são ruins, isso
já tinha sido bem estabelecido há bastante tempo, não tinha por que
questionar.

Tenha foco: você nunca terá dúvidas relevantes aos mapeadores se não se
tornar um mapeador. Vocẽ já disse que não pretende mapear, então é difícil
você ter dúvidas relevantes. Isso se aplica também às traduções. Se você
levantar dúvidas irrelevantes, não estará contribuindo com o OSM, estará
fazendo a gente perder o foco, e com isso, perder tempo. Mesmo que não seja
intencional, será um desserviço.

Aceite as críticas. Eu já recebi um zilhão de críticas aqui no OSM, e
aprendi e cresci com todas elas. Algumas foram duras, mas faz parte.

Se você apenas quer dizer que em Natal se fala desse ou daquele jeito,
então sugira que seja acrescentado na tradução como regionalismo. Simples.
Bem provável que cada um dos 700 verbetes tenha uns 5 ou 6 regionalismos
significativos. O foco da tradução não é acumular regionalismos (que são
uma mera curiosidade) e sim decidir o que vai na interface dos programas.
Se foge ao foco, faça num outro tópico.

As pessoas não lêem todos os e-mails. Também não lêm todo o fórum. Nem são
obrigadas. O fórum alemão, por exemplo, tem mais de 120 mil postagens.
Exigir isso de alguém seria desumano, além de impossível. De nada adianta
achar que esse e-mail basta para se esclarecer eternamente - tente ser
claro (usar as palavras certas) e conciso (usar poucas palavras) no
dia-a-dia. Não é fácil, mas tem que tentar.

Muitas pessoas também não lêem o wiki, mas de todos os textos, esse é o que
elas deveriam ler. Lá está sintetizado todo o conhecimento do OSM. Está o
resultado de todas as (homéricas) discussões travadas sobre cada um dos
detalhes/picuinhas que se pode imaginar. Discussões essas que nem
aconteceram no Brasil, a nós restou praticamente apenas adaptá-lo à nossa
realidade, o que é possível porque boa parte da nossa realidade é herança
desses países desenvolvidos. Algumas coisas talvez precisem de uma mudança
aqui e ali, mas são detalhezinhos. Não sejamos arrogantes: o wiki é escrito
por gente que mapeia até mesmo na África, então não é apenas "coisa de país
desenvolvido". Se entendermos como eles fazem lá, entenderemos o que é
melhor fazer aqui. Não dá pra perder tempo confabulando sem olhar pra fora
antes. Ler o wiki é, no fim das contas, cortar caminho. Ler a referência de
tradução é cortar caminho dentro do próprio wiki, pulando as discussões
(homéricas) já tratadas no Brasil sobre tradução.

Tradução não é a única coisa que temos a fazer: temos limites e rotas a
consertar, classificações a discutir (num futuro próximo), importações e
mesclas de dados a fazer, mapas a fazer DO ZERO em regiões onde não há
qualquer informação oficial, software a desenvolver. Quase nenhuma cidade
tem endereços mapeados, poucas têm os limites dos bairros. Em relação a
outros mapas, ainda estamos muito atrasados. Então não podemos perder o
foco com míseros verbetes se não temos método pra decidir sua tradução de
forma eficaz. Nem podemos nos dar o luxo de ficar enchendo a lista falando
sobre si, suas pretensões ou não, sendo que nenhuma delas inclui desenhar
um mapa. ;-) Sim, isto foi uma crítica a você, Alexandre. Ela é
construtiva, depende de você encará-la assim.

"Nullius in verba."