[Talk-br] Ciclovias na calçada

Sexta Julho 3 04:40:47 UTC 2015

1. Ciclovia (trajeto separado da pista dos automóveis, inclusive se a
separação for o meio-fio da calçada)

É uma linha com a etiqueta highway=cycleway. Exemplo praticamente
igual ao seu: http://www.openstreetmap.org/way/356686653

Uma alternativa seria usar a etiqueta cycleway:[lado]=track, mas tem
alguns efeitos colaterais indesejáveis. Faz sentido fazer isso apenas
se tiver pressa e se a ciclovia segue a via principal por um longo
trecho, sem alternar o lado muitas vezes (que produziria quebras na
via principal).

2. Ciclofaixa

O ideal/certo: acrescenta-se a etiqueta cycleway:[lado]=lane à via
principal. [lado] pode ser :left ou :right e se refere à direção da
"linha" (então cuidado: se a linha tiver oneway=-1, ela aponta no
sentido oposto ao do tráfego). Também é bom acrescentar
oneway:bicycle=yes/no, dependendo se a ciclofaixa é bi- ou
unidirecional em relação à via. Se tiver uma ciclofaixa de cada lado,
cada uma num sentido, é oneway:bicycle=no. Exemplo de via principal
com etiquetas de ciclofaixa:
http://www.openstreetmap.org/way/112410788

O factível nesse momento: há quem prefira mapear ciclofaixas como uma
linha separada (pessoal do RJ gosta), mas não está 100% de acordo com
as convenções do OSM (onde só se separa linhas quando há separação
física). Os efeitos colaterais são pequenos, e certamente elimina o
problema de alguém excluir a via principal e redesenhar esquecendo da
ciclovia, então há vantagens. Outra vantagem de separar é ganhar
destaque no mapa cicloviário sem precisar criar uma relação pra isso -
e relações ainda são facilmente quebráveis por usuários inexperientes.
Se você vai olhar o mapa de tempos em tempos e se dispõe a consertar
esses probleminhas, seria o ideal.

Sugiro que as ciclofaixas mapeadas como ciclovias (linhas separadas)
tenham uma etiqueta fixme="Converter em ciclofaixa assim que editores
não quebrarem relações." pra que as pessoas não se esqueçam de fazer
essa mudança quando der.

Se você procura por algo simples, pare de ler aqui e faça apenas o
factível. Se quiser algo completo e legal pra mostrar pros outros,
continue.

3. Rota ciclística (pra ambos os casos)

Não é obrigatória, mas é uma sugestão interessante.

Pra que tanto ciclovia quanto ciclofaixa tenham destaque na camada pra
bicicleta, tem que criar uma relação
type=route+route=bicycle+network=[icn/ncn/rcn/lcn]+roundtrip=yes/no.
Esses valores [icn/ncn/rcn/lcn] são, respectivamente, para redes
cicloviárias internacionais, nacionais, regionais e locais. Redes
municipais são mapeadas com lcn (local cycle network). A etiqueta
roundtrip indica se a relação é um ciclo fechado; pode ser tanto uma
rota circular que volta ao ponto de partida quando uma relação onde os
membros incluem ambos os sentidos, ida e vinda. Exemplo combinando
ciclovia e ciclofaixa numa rota só que é roundtrip porque combina ida
e vinda, que são separadas apesar de serem na mesma avenida:
http://www.openstreetmap.org/relation/5322653

Alterna pra camada de bicicletas e aproxima no exemplo pra ver que o
mapa mostra inclusive que a ciclofaixa é unidirecional em cada lado da
via (no trecho da ciclovia a renderização mostra como se fosse
unidirecional, tinha um erro na relação, deve atualizar daqui a uns
dias). Posso ajudar a compor a relação de rota se você quiser.

Se a rota tiver uma numeração ou código próprio, esse código vai na
etiqueta ref da relação. Se por acaso o sistema for como o Holandês, o
não são as rotas que têm identificação e sim os pontos de conexão
entre as rotas, o esquema é um pouco diferente. Como não conheço o
sistema em São Paulo, me avise se for esse o caso. Exemplo desse caso:
http://www.opencyclemap.org/?zoom=12&lat=52.6709261141&lon=5.18794326937

Não é obrigatório, mas é possível também criar uma relação pra agrupar
todas as rotas ciclísticas locais. Exemplo:
http://www.openstreetmap.org/relation/3492114

Daí você pode colocar essas relações no wiki e olhar de vez ver se
alguém quebrou algo no mapa por acidente (acontece com frequência,
torço pra que o pessoal do iD resovla isso logo). Uma forma (chata) de
contornar esse problema dos acidentes de mapeamento é diminuir a
atração dos mapeadores à via que tem a ciclofaixa - mapeando-a em
detalhe total. Mas não posso pedir isso, só sugerir.

"Nullius in verba."