[Talk-br] Ciclovias na calçada

Sexta Julho 3 16:45:46 UTC 2015

Quanto mais exemplos eu procuro fora, mais inconsistências de
interpretação eu acho. Bem, vamos ao mea culpa antes.

Está mais "certo" (por convenção) como descrito no fórum (por não
haver segregação entre calçada e ciclovia), mas a princípio nenhuma
das duas está inteiramente "errada" e há alguns prós e contras
discutíveis [1]. As discussões no wiki inclusive apontam para uma 3ª
possibilidade [2]. A convenção é mais parecida com o que você apontou
(highway=path+footway=designated+bicycle=designated+segregated=no) por
não haver segregação entre a calçada e a ciclovia. Vou alterar aqui em
PoA na próxima revisão das ciclovias. O pessoal costuma fazer como eu
fiz aqui (colocando a calçada na via principal, não na ciclovia) em
alguns lugares na Inglaterra (e a principal visualização de calçadas
que existe é a da ITO Map, que é um serviço inglês), mas é
inconsistente, varia de um lugar pro outro.

Faltam duas coisas no que diz no fórum: acrescentar a etiqueta
footway=sidewalk à ciclovia+calçada combinada, e negar a calçada na
via principal definindo a etiqueta sidewalk=left/right/no. Do
contrário, a calçada fica representada duas vezes, uma delas
implicitamente. As demais tags estão ok e são necessárias.

É um pouco discutível se o certo é usar path ou footway para
representar essa via. Afinal, nos pontos de estreitamento, quem
prevalece é o pedestre, então há uma função dominante para a via (ela
ser "calçada"). Usa-se path somente quando não há uma função dominante
clara - no caso das calçadas+ciclovias bem projetadas - ou quando essa
função não corresponde aos tipos básicos do OSM (footway, cycleway,
bridleway, track, pedestrian, etc.). Estaria semanticamente mais certo
mapear com highway=footway+bicycle=designated(+demais etiquetas). Na
prática, faz pouca diferença fazer de um jeito ou de outro. Alguns
renderizadores podem não reconhecer a combinação
highway=footway+bicycle=designated, apesar de correta.

Filosofia/prática:

Na Alemanha e na Holanda, o costume é não declarar a etiqueta
sidewalk=* na via quando a calçada é mapeada separadamente, com ou sem
combinação com ciclovia. Isso faz com que os aplicativos de roteamento
pensem que é possível pro pedestre andar tanto pela via principal
quanto pela calçada ao lado. Na Inglaterra, eles invetaram uma
etiqueta informal sidewalk=separate para dizer que a calçada
correspondente à via principal foi mapeada separadamente. Isso foi em
2011, o ITO Map [4] suporta a etiqueta desde então, mas ela nunca foi
formalizada/aprovada por voto. Ela também não permite expressar qual
das duas calçadas foi mapeada separadamente, o que é um problema. Essa
situação sugere que as pessoas não estão dando muita importância prum
roteamento 100% correto pra bicicleta e pedestre.

Um dos problemas (sem solução atualmente) de mapear ciclovias e
calçadas separadas da via principal é que não tem como as aplicações
saberem que elas fazem parte da via principal e, portanto, têm o mesmo
nome. Então a instrução do roteador [3] nunca vai apresentar o nome da
via principal (como seria esperado) ao calcular a rota por essa
calçada/ciclovia. Isso se resolveria com a relação "street" (pouco
usada) ou "associatedStreet" (pouco necessária no Brasil), ambas pouco
suportadas pelas aplicações e complexas de mapear. Também se
resolveria mapeando com as etiquetas cycleway=track e sidewalk=* na
via principal nos casos em que há segregação física. Mas é discutível
se isso realmente é preferível (em geral se prefere separar quando há
segregação física entre os fluxos). Também se resolveria dando à
calçada+ciclovia o nome da via principal, mas ninguém faz isso na
prática, provavelmente para evitar replicação de dados.

[1] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Consolidation_footway_cycleway_path
[2] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Talk:Sidewalks#Sidewalks_in_roads_with_cycleways
[3] http://open.mapquest.com/
[4] http://www.itoworld.com/map/126?lon=-0.07152&lat=51.49283&zoom=18&open_sidebar=map_key&fullscreen=true