[Talk-br] Necessidade de intermediação

Marcio - Thundercel thundercel em gpsinfo.com.br
Sábado Julho 4 21:12:16 UTC 2015

Venho recebendo muitas informações de erros nessa área que comprometem o roteamento e aos poucos, com tempo, irei corrigir, se outro não o fizer antes.

Por exemplo:

A Avenida das Nações Unidas ( https://www.openstreetmap.org/way/358400706 ) é uma via de pista dupla e não pista simples de sentido duplo. Esse erro compromete o roteamento de todas as vias que nela se entronca pelo norte ou pelo sul.

A Avenida Raimundo Cantuária ( https://www.openstreetmap.org/way/338488263 ) só tem sentido único, de leste para oeste, até a Avenida das Nações Unidas, dela para oeste é via de mão dupla.

Para quem não sabe, a construção desse Trevo do Roque (nome dele) se arrasta há mais de 10 anos e foi até parar na justiça. Existe muita matéria na NET sobre ele.

A administração atual decidiu dar continuidade as obras e a circulação na área tem sido modificada constantemente devido as obras. Recentemente a Prefeitura abriu ao tráfego um novo acesso a BR-364 para quem trafega pela BR, sentido NW e deseja pega-la no sentido SW. Esse acesso passa por baixo dos viadutos.

Acabaram de incluir ali um acesso ( https://www.openstreetmap.org/way/358538171 ) que segundo informação que tenho ele não existe. Acredito que aquele que incluiu tenha certeza de que ele existe e não vou questionar se existe, ou não.

[]s
Marcio

-----Mensagem Original-----
From: Aun Johnsen
Sent: Saturday, July 4, 2015 4:18 PM
To: OpenStreetMap no Brasil
Subject: Re: [Talk-br] Necessidade de intermediação

Marcio, lista talk-br

Primeiro meu pergunta e motivo para avisar no changeset fui duvida
sobre se roteamento realmente era possível, e vi Marcio tinha editado
no local. Eu poderia perguntar algum outros dos mapeadoras que
ideintificei como dbusse, mas como saber ele e alemão de "armchair
mapping" não poderia espera resposta inteligente dele.

No mesmo tempo que vi a problema de roteamento vi que tracklogs GPS
compartilhado no OSM não bati com Bing, significando que ha alterações
no local. Com isso eu vi que precisava melhor informação antes do
mexer, eu poderia rever pra situacao do Bing, que também e mesmo no
MapBox, mas com o evidencia do OSM-GPS isso seria ação errado e mais
conhecimento necessário, outro motivo para enviar mensagens para
Marcio.

Alem isso, eu confirei com o camada do Strava Heatmap também mostrou
falta do various partes nesse trevo, independente se for versão Bing
ou versão OSM-GPX ou como desenhado pelo Marcio. Para quem não
conhecer o Strava, muitos trackers esportivas, relógios, e similares
gravando pontos onde voce correr, passiando bicicletas e outros
atividades, e esses logs e visualicado nesse camada. Para uso aqui no
Brasil, muito pessoas usando esses aplicativas errados, e com isso dar
para identificar estradas também.

Depois muito discussão, e o Marcio resolvendo algum dos erros e faltas
que identifiquei, ainda ovei algumas erros, que tentei corrigir aqui

Marcio, favor entra em contato com seus fontes no Porto Velho, para
eles verificar se meus edições e certo. Tudo esse seus discussão nesse
changeset seu for por caso do um pergunta sobre roteamento duvidoso.

Para volta ao assunto do do informação usado e compartilhado: No meu
opinião, tracklogs utilizado para atualizar a mapa sempre deve ser
compartilhados. Se não pode compartilhar o tracklog por motivos de
copyright não podemos utiliza-los para corrigir o mapa, em conforme da
licenciamento ODbL.

Para tira duvida sobre imagens Bing, MapBox ou outros imagens
verticais, que sempre pode ser desatualizados, sempre usando mais
camadas para compartilhar meu decisão a trazer ruas e estradas. Sempre
usando Bing e MapBox em conjunto, não confie totalmente em nenhuma
deles. Geralmente também tem OSM-GPX e Strava as overlay junto com
esses imagens verticais, e quando procurando problemas especificas de
roteamento também OSMI Routing.

As camadas IBGE eu uso quando procura informação especifica do que
pode tirar deles.

Nao sei se iD pode ter mais que um camada ativa, sei que Potlatch no
versão 1 não poderia e provavelmente também não em versão 2. Por isso
o único editor da mapa considerado para uso e o JOSM.