[Talk-br] Opinando 2

Terça Julho 7 17:11:49 UTC 2015

> Segundo a mídia esse acesso foi
> aberto ao tráfego no ano passado. Veja em
> http://newsrondonia.com.br/noticias/transito+der+abre+passagens+sob+a+br+364+na+regiao+do+trevo+do+roque/42394
>
> Desenhei esse acesso de forma improvisada porque dele não tenho tracklog e
> tampouco imagem atualizada para referência. Quando retirado da etiqueta em
> construção é bem provável que requeira alinhamento.e por isso é bem provável
> que requeira alinhamento.

Isto vale como fonte da informação. Mas é a primeira vez que é citada
na discussão toda. Idealmente teria sido incluída na etiqueta source
do changeset, mas pode ser incluída também como resposta na discussão
do changeset [1].

O que discutíamos não era a precisão do traçado e sim a permissão
legal de copiar a informação sobre as conexões (qual entrada se
conecta a qual saída) das fontes citadas (Here.com, Waze, e uma
comunicação particular informal com um terceiro).

> Segundo notícias na mídia ele já se encontra aberto ao tráfego, mas decidi
> mante-lo com a etiqueta em construção para confirmar se está mesmo
> operacional e seu real traçado.

Notícias às vezes contêm erros, mas valem como fonte. Se tiver links
para elas, por favor compartilhe, ajudará a concluir o debate.

> Interessante que a fonte ilícita (Google Maps) já estampa esse acesso.
>
> Incrível a velocidade de atualização do Google nesse trevo.
> Veja em
> https://www.google.com.br/maps/place/Porto+Velho+-+RO/@-8.7714573,-63.8826919,19z/data=!4m2!3m1!1s0x92325b665998520b:0x75d0f25ad2c5198b

Bem, aqui em Porto Alegre, metade da cidade sofreu vandalismo no
Google Maps, mais de uma vez. Não dá pra confiar na correção dos
dados, nem é legal a cópia. Não é um caso isolado, é um fenômeno
mundial e atual:
http://www.abc.es/tecnologia/redes/20150513/abci-google-maps-maker-vandalismo-201505131425.html

[1] http://www.openstreetmap.org/changeset/30210630

+55 (51) 9962-5409