[Talk-br] OSM - CNEFE

Lucas Ferreira Mation lucasmation em gmail.com
Sexta Julho 10 14:00:29 UTC 2015

Pessoal,

Trabalho no IPEA. Há mais o menos 1 ano eu propuz algo aqui na lista sobre
usar o CNEFE no OSM (e o inverso também: usar os dados do OSM para melhorar
a espacialização dos dados do CENSO). Desde então o projeto ficou parado.
Mas agora está sobrando mais tempo e eu estou dominando mais
SQL/Postgres/Postgis. Consegui fazer alguns avaços, que listo abaixo.

Vamos marcar uma reunião on-line (hangout) para discutir este negócio? que
tal terça, ou quarta, ou quinta se semana que vem, na hora do almoço?

abaixo descrevo o que já fiz e algumas idéias

abs
Lucas

Montei um servodor Postgres/PostGis "forte" e importei os dados do OSM
(geofabrik planet dump do Brasil, usando o osm2pgsql).

Consegui fazer um negócio interessante que é definir "quarteirões" a partir
das ruas do OSM. Cada quarteirão é caracterizado por um conjunto (array) de
ruas. Então, contanto que os nomes de ruas estejam corretos, dá para mapear
os "quarteirões" do OSM com os quarteirões do CNEFE. Com isso seria
possível importar os endereços para cada seguimento de rua, caso isso seja
de interesse da comunidade.

A outra coisa a ser feita é usar o CNEFE, a partir da malha de setores
censitários, para identificar possíveis nomes de ruas para o OSM. Nesta
parte eu ainda não trabalhei, mas está na minha lista de tarefas.

Seria ótimo ter ajuda de outras pessoas, principalmente programadores com
experiência com SQL/Postgres/Postgis. E também pessoas da comunidade que
entendam bem os conceitos etc (por exemplo, para definir os quarteirões eu
levei em conta algumas tags que identificavam ruas, mas talvez eu tenha
perdido algo, não colocando ferrovias, ou includo ruas subterrâneas por
exemplo).

Eu vou colocar todos os códigos que usar no github. Infelizmente não posso
abrir o servidor do Ipea em que importei os dados do OSM para pessoas de
fora. Mas tendo os códigos públicos as pessoas podem ir replicando em casa,
ou fazendo sugestões que nos rodaremos por aqui.