[Talk-br] Edição baseada em imagem do Google Street View - Blademir Andrade de Lima

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sexta Julho 31 21:09:46 UTC 2015

Olha gente, a questão não é ser ou não xiita, polícia do OSM, pecado, chato
etc.

A questão é entender qual o propósito do OSM.

O OSM é uma tentativa de fazer uma base de dados cartográfica que não deve
nada a ninguém em termos de direito autoral.  Se algum dia alguém resolver
processar o OSM por quebra de direitos autorais, digamos nos Estados Unidos
ou na Europa, será o fim do projeto. Simples assim. Por isto que o DWG
remove qualquer dado pela mera suspeita de que tenha algo errado.

Por isto tem hora que tem que ser mais realista que o rei, não há como
contornar isto. Por isto entre optar entre deixar vazios no mapa ou copiar
de fontes não-autorizadas temos  infelizmente deixar o vazio no mapa.

O que foi idealizado há 10 anos atrás, antes de existir Google View etc,
foi que as pessoas fossem para a rua mapear sua vizinhança. Isto seria algo
que ninguém jamais poderia questionar de quem seria a propriedade dos
dados.

O raciocínio é que se tivesse um conjunto grande de mapeadores então
rapidamente se teria um mapa muito superior a qualquer mapa comercial. É a
ideia do crowd-mapping.

Na Europa isto funcionou bem. Mas a realidade nossa aqui no Brasil é que
nos falta o "crowd", ou seja, a massa de pessoas que podem ir para a rua
mapear. Por isto é perfeitamente compreensível a nossa tendência de partir
para a importação de dados, copiar do Google etc.

Agora dito tudo isto, nós temos hoje disponível uma massa de dados que
podemos usar legítimamente que é tão grande que trabalho não falta para
ninguém.

Em especial o mapillary está dando uma nova dimensão a isto, especialmente
agora que existe o plugin no JOSM que permite ver as imagens diretamente no
editor.

abraço a todos e bons mapeamentos :)

Gerald