[Talk-br] RES: Reunião Periodica - OSM Brasil‏

Reinaldo Neves rneves em equacao.com.br
Quarta Junho 3 22:24:51 UTC 2015


Senhores apenas para não deixarmos em branco e manter a lista informada resolvi fazer um breve relato da reunião online de hoje, caso tenha deixado passar alguma coisa por favor me corrijam.

 

Reinaldo

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Após uma breve apresentação o Thierry relatou sobre artigos publicados, dos quais já tivemos noticias na lista e encontros que teve com pessoas do IBGE, Correios Brasil, Correios França cujo resumo é:

 

1)      O Correio francês esta em processo de auxiliar na montagem de um cadastro de endereços open, feito por terceiros

2)      O IBGE tem interesse nesse tipo de trabalho e não faz restrições ao uso do CNEFE

3)      No segundo semestre o IBGE libera atualização do CNEFE com dados de lat/long de outros endereços além dos já existentes em área rural

4)      A EBCT tem projeto de cadastro de endereços, que está parado em função de discordâncias internas sobre ser um projeto open, ou o correio continuar “dono” da Informação

5)      Foi feito projeto piloto entre OSM/Correio em Trindade para capacitar carteiros a contribuir com o OSM, encontra-se no mesmo status do item anterior pelos mesmos motivos

 

Foi sugerido que se de força as pessoas favoráveis ao projeto open, onde a comunidade OSM possa influir é claro, convidando-as a verbalizar sua posições na mídia escrita e em fóruns nacionais e internacionais que tratem do assunto, como por exemplo o encontro a realizar-se no México e Chile em futuro próximo.

 

Falamos em retomar o processo de constituir o capítulo Brasil do OSM, eventualmente agregando o projeto de endereços abertos sugeridos pelo Thierry.  Neste ponto foi sugerida adesão ao projeto open address ( http://openaddresses.io ), não conheço o projeto e não tenho como opinar, contribuições são bem vindas da parte de que já tenha maiores informações.

 

Neste ponto foi colocado que um projeto de endereços seja open address ou próprio da comunidade brasileira deve seguir próximo, mas separado do OSM para que a qualidade de dados das fontes de endereço não comprometa as informações do OSM.  Como alguns de nós já pode constatar, mesmo vindo de entidades governamentais como o IBGE a coleta dessas informações depende de pessoas na ponta, que muitas vezes não tem preocupação com os dados de endereço.  O mesmo acontece com dados de entidades privadas.

 

Quanto ao uso de dados do DNE dos correios definiu-se que os mesmo não sejam utilizados em qualquer dos dois projetos OSM e OpenAddress enquanto os Correios não alterem sua politica de licenciamento para algo que viabilize o uso dos dados do DNE.

 

Como primeiro ensaio para o BDEnderecos, fique de disponibilizar o que tenho de dados do CNEFE normalizados e higienizado para processamento com o OSM, precisamos apenas coordenar como sera a transferência ou acesso a esses dados.  Deixo meu email ao final da mensagem para esse e outros contatos.

 

Nesse ponto foram compartilhados links sobre o assunto ECT e pesquisa de CEP/Endereço que compartilho aqui para conhecimento de todos:

 

http://codigourbano.org/por-que-o-cep-deve-ser-tratado-como-informacao-publica/

 

http://ceplivre.com.br/

 

Também conheço o: http://viacep.com.br, e trabalho na estruturação do http://pepbr.com.br

 

Devido ao adiantado da hora encerrou-se a reunião e ficou marcado novo encontro para a próxima quarta dia 10/06, em principio no mesmo horário.

 

Thierry se possível me envie o arquivo do cartão que mencionou.

 

Abraços a todos

 

___________________________

Reinaldo Neves

rneves em equacao.com.br

Equação Informática

(11) 3221-3722

 

 

 

 

De: Thierry Jean [mailto:thierryajean em hotmail.com] 
Enviada em: terça-feira, 2 de junho de 2015 18:16
Para: talk-br em openstreetmap.org
Assunto: [Talk-br] Reunião Periodica - OSM Brasil‏

 

Caros,
 Precisamos reativar as nossas reuniões periódicas. Sugiro que elas aconteçam a cada 2 semanas, nas quartas-feiras ao meio dia.
 Comprei uma licença do ZOOM que funciona muito bem em mobile, além de funcionar em notebooks. É só baixar o app do Zoom e digitar o id do meeting.

Time: Jun 3, 2015 12:00 PM (GMT-3:00) Sao Paulo 

Join from PC, Mac, iOS or Android:  <https://zoom.us/j/5694747229> https://zoom.us/j/5694747229

Or join by phone:

+55 (213) 958-7888 (Brazil Toll)

Meeting ID: 569 474 7229 

International numbers available:  <https://zoom.us/zoomconference> https://zoom.us/zoomconference 

 

 

 
Os assuntos:
Estudar a Criação de um projeto de banco de dados de endereços aberto (lougradouro, CEP, número da casa, Lat/long)
 Local chapter - OSM Brasil
 Negociação com INDE do ministerio do planejamento
 Visita ao IBGE, a 2 semanas atrás
 Palestras dadas recentementes (MundoGeo, Tela Viva)
 Materia que passou na Globo na Universidade de São Carlos
 SOTM Latam que acontecerá em Setembro em Santiago do Chile
------> Necessidade de ajudar o Julio a criar os tópicos e convidar palestrantes como Correios, INDE, IBGE, outros


Thierry Jean

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20150603/c98530e9/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br