[Talk-br] RES: Reunião - OSM Brasil 2015-06-17

Reinaldo Neves rneves em equacao.com.br
Quinta Junho 18 13:34:54 UTC 2015

O truque das traduções é manjado, inclusive alguma já foram pegas fazendo essas maquiagens.

Veja que no caso tanto do cnefe quanto do dne também deveriam estar sob domínio público ou na pior da hipóteses odbl mas até onde sei isso não foi formalizado.  Mesmo alguns dados publicados pelo IBGE no portal dados.gov.br não tem especificada a sua licença.

Apenas para ficarmos num exemplo: http://dados.gov.br/dataset/ccar_bc250_entroncamento_p, infelizmente o conceito de dados abertos é amplo e permite algumas interpretações quando não há uma definição precisa.

Quando se trata de ente publico, cautela nunca é demais.  De qualquer maneira usar ou não os dados do CNEFE na composição de um banco de endereços abertos é uma decisão que teremos que tomar a frente.

Antes será preciso definir plataforma, banco de dados e procedimentos para que importações novas não matem dados antigos e validados.  Alias mesmo sabendo que existe problema na qualidade do CNEFE ele já nos dá algumas informações interessantes: São 81.528.755 endereços únicos, evidente que o detalhamento é maior que o que teríamos pois vai até apto, cj, etc mas define um parâmetro.

Reinaldo Neves

Equação Informática

(11) 3221-3722

A partir dos momento em que tirou  a restrição de consulta a base de CEPs na sua página os Correios também dizem que estão aderentes ao