[Talk-br] Limite de cidades com distritos

Ivaldo Nunes de Magalhães ivaldonm em gmail.com
Sábado Junho 27 17:46:34 UTC 2015

Gente... não quero parecer que sou teimoso... (e sou hein..) desculpe a
oposição, mas tenho um pensamento diferente.

Vejam, o que é melhor? Fazer 10 com 1 ou 1 com 10?
Um soft com 500 linhas de código, ou um com 390, se ambos fazem a mesma
coisa?

Eu penso que seja fazer 10 com 1... É cultura lean/kaizen. Procuro aplicar
isso no que faço.

O que me preocupa é o seguinte: toda essa discussão (e ela é boa) surgiu
por uma dúvida que tive ao pesquisar o limite de uma cidade no OSM e
compará-la com o IBGE.

Vejam que não sei quase nada de osm, mas já colaboro há quase um ano, com
mais de 2000 edições, e mesmo assim tive dúvidas. Imagina para um usuário
que vai pesquisar a primeira vez e se depara com um resultado desses.

Se Dois Irmãos do Buriti tivesse apenas 1 adm_level=9 (Palmeiras/distrito)
e 1 adm_level=8 (Dois Irmãos do Buriti/cidade), o cara iria pensar...
"Poxa, essa cidade tem um distrito", e pronto. Nada de complicado.

Agora, como é, olha a reação dele: "que confusão, essa cidade tem 2
distritos, sendo que um é a própria cidade e mais a cidade que também tem o
mesmo nome do distrito... não entedi nada..."

Não há problemas em o osm mostrar quando distritos foram necessários...
(vejam, necessário). São Paulo pode ser mostrado com adm_level=8 e seus
bairros, com adm_level=9, como é.

A minha indagação é: para quê São Paulo com adm_level=8 e adm_level=9?
Apenas porque o IBGE diz que toda a cidade deve ter pelos menos 1 distrito
(sede)?

Se o cara quer pesquisar os distritos (digamos) de uma cidade que tenha 5
distritos, além da sede. Ele vai achar os 5 distritos com adm_level=9 e a
cidade com adm_level=8. Pronto, a cidade tem 6 divisões administrativas.

Agora, eu gostei dessa idéia do Nelson de diferenciar pelo border_type...
isso já facilita o entendimento do cara...

Inclusive vou utilizar essa idéia da delimitação dos bairros de Campo
Grande, que tem os bairros, e dentro deles diversos
parcelamentos/loteamos/sub-bairros, com nomes distintos... Tipo: para
bairros: . . . . . . . . . e para sub-bairros: - - - - - - - - -