[Talk-br] Limite de cidades com distritos

Sábado Junho 27 18:45:19 UTC 2015

Em 27 de junho de 2015 14:46, Ivaldo Nunes de Magalhães <ivaldonm em gmail.com>
escreveu:

> Vejam, o que é melhor? Fazer 10 com 1 ou 1 com 10?

Às vezes tal escolha não está disponível.

> Um soft com 500 linhas de código, ou um com 390, se ambos fazem a mesma
> coisa?

Mesmo fazendo a mesmíssima coisa, há casos em que o software de 500 linhas
será melhor; por questões de linguagem, legibilidade ou estilo,
documentação, arquitetura etc.

> Vejam que não sei quase nada de osm, mas já colaboro há quase um ano, com
> mais de 2000 edições, e mesmo assim tive dúvidas. Imagina para um usuário
> que vai pesquisar a primeira vez e se depara com um resultado desses.

A receita para a não confusão é respeitar a realidade, pois quase sempre
será a saída de melhor lógica. E quando eu falo de lógica eu não falo
apenas de "fazer sentido" em nossas cabeças, eu falo de consistência,
completude, de não contradições, e de somente fazermos casos de exceção
estritamente necessários.

> Se Dois Irmãos do Buriti tivesse apenas 1 adm_level=9 (Palmeiras/distrito)
> e 1 adm_level=8 (Dois Irmãos do Buriti/cidade), o cara iria pensar...
> "Poxa, essa cidade tem um distrito", e pronto. Nada de complicado.

É como comparar português coloquial com português na norma culta. Não
existe uma "gramática coloquial" precisamente porque "a boca do povo não
tem regras". A *base de dados* OSM precisa estar fundada em regras,
esquemas, semântica representativa de todo o essencial da realidade.

> Agora, como é, olha a reação dele: "que confusão, essa cidade tem 2
> distritos, sendo que um é a própria cidade e mais a cidade que também tem o
> mesmo nome do distrito... não entedi nada..."

O brasileiro que fala muito errado e não consegue raciocinar coisas simples
precisa ser alfabetizado. Não é o sistema de educação que deve se adequar a
ele.

> Se o cara quer pesquisar os distritos (digamos) de uma cidade que tenha 5
> distritos, além da sede. Ele vai achar os 5 distritos com adm_level=9 e a
> cidade com adm_level=8. Pronto, a cidade tem 6 divisões administrativas.

Isso pode ser uma facilidade implementada na ferramenta de pesquisa. Mas a
base de dados deve conhecer o todo. Logo, devemos colocar nela *toda a
informação*, íntegra, sem as "simplificações do dia-a-dia".

Alexandre