[Talk-br] Mapeando ciclofaixa

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Sexta Maio 8 16:07:30 UTC 2015

Nelson,
como sabemos, quando não existe uma faixa de rolamento específica, a existente é compartilhada por todos, inclusive pedestres.

Não faz muito tempo no Brasil que faixas de rolamento específicas para ônibus e bicicletas surgiram.

Muitas prefeituras no Brasil estão implantando ciclovias e algumas daquelas que compartilham vias estão sendo demarcadas com sinalização horizontal e vertical. Essas ciclovias não ocupam uma faixa de veículos, elas ocupam uma parte dela.

A página Wiki http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bicycle cita:
“There are two ways to model cycle tracks. One possibility is to draw separate ways along the roadway which are tagged as highway=cycleway. The alternative is to add a cycleway=track tag to the existing way. Both methods each have their pros and cons. Notably, a separately tagged cycleway generally allows to capture more detail, while adding a single tag to an existing way takes much less time and can be as accurate. Both methods are in use today, and there is discussion about when to prefer which method. ” (grifo nosso)

Grifei parte da citação porque concordo que em se desenhando separadamente é permitido incluir mais detalhes a ela.

[]s
Marcio

-----Mensagem Original-----
From: Nelson A. de Oliveira
Sent: Friday, May 8, 2015 12:24 PM
To: OpenStreetMap no Brasil
Subject: Re: [Talk-br] Mapeando ciclofaixa

> Se a ciclovia não ocupa faixa destinada a veículos, tenho visto e sou
> favorável a se desenhar um way só para ela, margeando o way da via e
> interligando as duas pontas na via de forma a se manter o roteamento de
> bicicleta.

Apesar de alguns defenderem e desenharem desse jeito, se não há
separação física entre a rua do carro e a faixa de bicicleta, então
está errado fazer dessa forma.

bicycle=yes (ou bicicleta=yes no iD) só vai dizer que a via possui
permissão de uso por bicicletas. Isso não representa se existe
ciclovia, ciclofaixa ou qualquer outra característica específica. É
apenas uma rua que as bicicletas podem usar.

Mapear ciclofaixa em uma rua é colocar a informação na própria rua (no
caso adicionar cycleway
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:cycleway).
A página que o wille passou possui bastante exemplo sobre isso.