[Talk-br] Classificação de vias (agora com 50km/hora), como fica? Tarcisio Oliveira

Ivaldo Nunes de Magalhães ivaldonm em gmail.com
Quinta Outubro 1 01:03:03 UTC 2015

Gente, na verdade o foco não era bem a tag maxspeed, mas é sempre bom
quando um tema é aprofundado.

Mas minha dúvida se dá em relação à classificação da via, ou seja, se a
velocidade é preponderante, especificamente em função do critério
velocidade (= ou > que 80km/h) está contido no fluxograma de classificação
de vias (suponho que extensamente debatido pela "comunidade" BR) e está
disposto nesse endereço:
http://wiki.openstreetmap.org/w/images/1/12/Br-classification-flowchart-pt.png
.

Nesse ponto, entendo que os atributos estruturais (nº de faixas,
duplicada, acostamento,
canteiro central...) deveriam se sobrepor à velocidade, mas o citado
fluxograma dá a entender que a velocidade deve/deveria ser considerado na
classificação.

Em suma: se tenho uma via com características estruturais de ser do tipo
expressa, mas com velocidade de 50km/h, como devo classificá-la? Óbvio que
sem considerar a velocidade, vais ser expressa mesmo, mas se for
considerado o contido no fluxograma, vai ser secundária ou terciária.

Percebem como um elemento (velocidade) isolado muda bastante o
classificação? De modo que se a velocidade não for relevante, seria bom
alterar o fluxograma. Embora não o utilize por o achar "um rabo de pavão
muito enfeitado" (preferindo uma classificação própria já apresentada aqui
antes).