[Talk-br] RES: RES: OSM - CNEFE

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sexta Outubro 2 21:10:12 UTC 2015

Ola!

Respondendo por alto a todos os tópicos,

*== reuniao hoje 20h40 ==*
Acho que estamos de acordo com isso, falta conferir o canal de voz a ser
usado (Hangouts ou Zoom)... Eu acabo de descobrir que não estarei em casa,
não sei se conseguirei  participar hoje. Caso alguem use cel. da Claro eu
passo por email e falamos antes, no celular ou em fixo.

*== PROJETOS OSM ==*
O Marcos indicou o norte,

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Projetos

acho que podemos começar por "dar um tapa" nisso, já fiz coisa parecida lá
na OKBR <http://wiki.okfn.org/Category:Projetos_OKBR>, onde classificamos
com 2 ou 3 tags, e categorizamos os projetos, amarrando de forma mais
sólida as páginas...

No caso da descrição de quadras, etc. como se trata de Wikimedia, o mesmo
software que usado na Wikipedia (!), posso até copiar/colar o que comecei
na Wikipedia (
https://en.wikipedia.org/wiki/Postal_code#Codes_defined_indirectly_to_administrative_borders
)
e tentar por fim uma abordagem didática para todos entendermos exatamente
como se relacionam as quadras com o CEP e com o CNEFE... Ou seja, texto
mais ilustrativo e didático, e conforme formos obtendo resultados concretos.

Eu talvez migre uma parte (a mais técnica) da OKFN para a wiki da OSM, onde
haverão mais colaboradores,
  http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Mapa-do-CEP

O Alexandre comentou de um nome melhor no Github, concordo... e, pensando
bem, acho que nem precisamos de Github para essa organização geral de
projetos, pode ficar tudo na WikiProject_Brazil/Projetos
<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Projetos> por hora.
. ... acho que "CNEFE data, IBGE, Brasil import" e  "Mapa-do-CEP" tendem a
convergir para algo como "city block generation" e "segmentation by faces,
of city block", ou seja, faces de quadra serão nosso foco.

*=== PROJETO CNEFE===*
@Marcos, sim, o Lucas é o trator e o coordenador do projeto (!), nós vamos
atrás a reboque, com umas pás de jardim e boa vontade esporádica ;-)
A discussão sobre onde colocar esse projeto do Lucas de CNEFE, qual Wiki
usar (Github ou wiki.openstreetmap), etc. podemos tentar fechar em
https://github.com/lucasmation/osm_cnefe_import/issues/1
aguardo você por lá ok?
Como já somos 1 coordenador ("trator") e 2 colaboradres ("reboques"), já
podemos estimar metas e seguir as dicas do Alexandre, "(...) um projeto
coletivo e grande talvez deva necessariamente começar pelos planos, pela
engenharia, pela definição de arquitetura". Os colaboradores (eu e Marcos)
podemos iniciar por isso que não exige muita expertize nem estar com a mão
na massa, o Lucas já  "prototipou e ensaiou" o principal, o que faltar vai
saindo no feedback de comunidade.

*===PROJETO MAPA DO CEP===*
Acho que estamos convergindo para a fusão do CNEFE com o  MAPA DO CEP: o
fundamento de ambos são as faces de quadra e, posteriormente, o valor de
logística agreado.

*== Metaphone, Lucas ==*
A análise de duplicações de nomes de rua é complexa,  tem mil meandros e em
geral cada cidade  uma peculiaridade (as respectivas Câmaras Municipais são
as responsáveis)... As duplicações seriam talvez um projetinho a parte,
acho que podemos até tratar em outro *git* e fazer centenas de experimentos
e demonstrações com planilhas CSV.
- - -
PS: Olhei por alto o seu link
<http://pt.slideshare.net/DiogoLVGRubert/palestra-diogo-rubert-pgday-campinas-2015>
, parece que estamos em consenso.  A ultima vez que discuti o assunto foi
em http://pt.stackoverflow.com/a/10202/4186
RESUMO: basta instalar o Metaphone no PostgreSQL: precisa indexar com
metaphone poque é exponencialmente mais rápido do que comparar par-a-par
com semelhança. O indexador sugerido (as ruas do Brasil exigem 90% fonética
do portugues) já faz também uma espécie de *stemming
<https://en.wikipedia.org/wiki/Stemming> *grosseiro por ficar só com
prefixos. Aí, como diz também seu link, com grupos de similares em mãos,
aplica-se a semelhança par-a-par.