[Talk-br] RES: RES: OSM - CNEFE

Marcos Fedato heroijapa em hotmail.com
Sexta Outubro 2 23:52:22 UTC 2015


Caros,
Ficou definido onde vai ser a reunião? (que midia?) To aqui kkk, só preciso de um link!

Att
Marcos Fedato


Date: Fri, 2 Oct 2015 18:39:54 -0300
From: lucasmation em gmail.com
To: talk-br em openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br] RES: RES: OSM - CNEFE

Ok para reuniao 20h40 hoje. 

Ainda nao consegui matar o problema do do cruzamento do OSM com os setores censitarios. 
Eu peguei as sugestoes do stack overflow e juntei em varias possiveis queries e coloquei tudo em

https://github.com/lucasmation/osm_cnefe_import/blob/master/OSM_Streets_SetorCensitario_spatial_match.sql

Mas nao sei interpretar muito bem o output do EXPLAIN. Peter da uma olhada para mim por favor (interrogacao)







2015-10-02 18:10 GMT-03:00 Peter Krauss <ppkrauss em gmail.com>:
Ola!
Respondendo por alto a todos os tópicos,
== reuniao hoje 20h40 ==Acho que estamos de acordo com isso, falta conferir o canal de voz a ser usado (Hangouts ou Zoom)... Eu acabo de descobrir que não estarei em casa, não sei se conseguirei  participar hoje. Caso alguem use cel. da Claro eu passo por email e falamos antes, no celular ou em fixo.

== PROJETOS OSM ==O Marcos indicou o norte, http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Projetos

acho que podemos começar por "dar um tapa" nisso, já fiz coisa parecida lá na OKBR, onde classificamos com 2 ou 3 tags, e categorizamos os projetos, amarrando de forma mais sólida as páginas...
No caso da descrição de quadras, etc. como se trata de Wikimedia, o mesmo software que usado na Wikipedia (!), posso até copiar/colar o que comecei na Wikipedia ( https://en.wikipedia.org/wiki/Postal_code#Codes_defined_indirectly_to_administrative_borders ) e tentar por fim uma abordagem didática para todos entendermos exatamente como se relacionam as quadras com o CEP e com o CNEFE... Ou seja, texto mais ilustrativo e didático, e conforme formos obtendo resultados concretos.
Eu talvez migre uma parte (a mais técnica) da OKFN para a wiki da OSM, onde haverão mais colaboradores,   http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Mapa-do-CEP
O Alexandre comentou de um nome melhor no Github, concordo... e, pensando bem, acho que nem precisamos de Github para essa organização geral de projetos, pode ficar tudo na WikiProject_Brazil/Projetos por hora.. ... acho que "CNEFE data, IBGE, Brasil import" e  "Mapa-do-CEP" tendem a convergir para algo como "city block generation" e "segmentation by faces, of city block", ou seja, faces de quadra serão nosso foco.

=== PROJETO CNEFE===@Marcos, sim, o Lucas é o trator e o coordenador do projeto (!), nós vamos atrás a reboque, com umas pás de jardim e boa vontade esporádica ;-)  A discussão sobre onde colocar esse projeto do Lucas de CNEFE, qual Wiki usar (Github ou wiki.openstreetmap), etc. podemos tentar fechar em https://github.com/lucasmation/osm_cnefe_import/issues/1aguardo você por lá ok?Como já somos 1 coordenador ("trator") e 2 colaboradres ("reboques"), já podemos estimar metas e seguir as dicas do Alexandre, "(...) um projeto coletivo e grande talvez deva necessariamente começar pelos planos, pela engenharia, pela definição de arquitetura". Os colaboradores (eu e Marcos) podemos iniciar por isso que não exige muita expertize nem estar com a mão na massa, o Lucas já  "prototipou e ensaiou" o principal, o que faltar vai saindo no feedback de comunidade.
===PROJETO MAPA DO CEP===Acho que estamos convergindo para a fusão do CNEFE com o  MAPA DO CEP: o fundamento de ambos são as faces de quadra e, posteriormente, o valor de logística agreado.

== Metaphone, Lucas ==A análise de duplicações de nomes de rua é complexa,  tem mil meandros e em geral cada cidade  uma peculiaridade (as respectivas Câmaras Municipais são as responsáveis)... As duplicações seriam talvez um projetinho a parte, acho que podemos até tratar em outro git e fazer centenas de experimentos e demonstrações com planilhas CSV.- - -PS: Olhei por alto o seu link , parece que estamos em consenso.  A ultima vez que discuti o assunto foi em http://pt.stackoverflow.com/a/10202/4186RESUMO: basta instalar o Metaphone no PostgreSQL: precisa indexar com metaphone poque é exponencialmente mais rápido do que comparar par-a-par com semelhança. O indexador sugerido (as ruas do Brasil exigem 90% fonética do portugues) já faz também uma espécie de stemming grosseiro por ficar só com prefixos. Aí, como diz também seu link, com grupos de similares em mãos, aplica-se a semelhança par-a-par. 
 
Em 2 de outubro de 2015 02:13, Marcos Fedato <heroijapa em hotmail.com> escreveu:



Peter,
Agora que eu vi, o Lucas já tem muita coisa como o Objetivo e a pagina do Wiki kkkkk.
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/CNEFE_data,_IBGE,_Brasil_import
Acho que podemos seguir o que ele fez e crescer com isso.
Então já temos o repo, o wiki e o objetivo claro que podemos revalidar.
O Lucas ta ralando a tempo nisso essa pagina da wiki começou em Abril de 2014!

Att
Marcos Fedato


From: heroijapa em hotmail.com
To: talk-br em openstreetmap.org
Date: Thu, 1 Oct 2015 22:40:53 -0300
Subject: Re: [Talk-br] RES: RES: OSM - CNEFE




Olá Peter,
1) Eu acho legal, acho que ficaria melhor criar um repo ja com o nome de "importacao_cnefe" e dentro dele criar uma pasta tipo "documentação" caso precisemos guardar algo lá.
Na verdade o lucas já tem um projeto criado https://github.com/lucasmation/osm_cnefe_import, mas talvez criar um pelo OSM fique mais formal, chame mais atenção, sei lá.

Nesse repo poderiamos dividir em pastas as diferentes ferramentas que possamos ter de desenvolver, e fica focado no tema.

Acho também que poderiamos usar o Wiki do OSM para documentar em alto nível assim mesmo quem não é programador fica a vontade para entender o que fizemos.
2) Só dando crédito a pessoa correta kkkk, o Lucas que "numerou com letras" de A a G. 
Sobre o primeiro tópico, acho que deveria ser dar um passo técnico para trás e definir bem o objetivo deste projeto (se é nomear automaticamente, apontar áreas de correção, apontar possíveis nomes para o ID, criar uma camada de setor censitário alinhada ao OSM para futuras análises espaciais, tudo isso, tudo isso e mais um pouco...).
3) Consolidação: Pode ser no Wiki do GITHub ou no Wiki do OSM, eu tendo mais ao Wiki do OSM pois ficaria concentrado onde outros projetos já existem. http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Projetos.
Mas se for no Wiki do GITHub, a gente cria uma pagina no Wiki do OSM redirecionando para lá e ta massa também, acho que não devemos gastar muita energia criativa com ferramental pq gosto é como... nariz, cada um tem uma ferramenta especial kkkkk.
Então assim, como vc teve a iniciativa, acho que vc pode escolher (só veria como lucas a questão de usar o repo dele ou criar pelo OSM, de qual Wiki, o que importa é gerarmos conteúdo de qualidade), decisões concensuais por listas de email são demoradas, desgastantes e normalmente... não são concensuais no fim kkkk.
Atenciosamente,
Marcos Fedato


Date: Thu, 1 Oct 2015 22:01:57 +0000
From: ppkrauss em gmail.com
To: talk-br em openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br] RES: RES: OSM - CNEFE

Oi Alexandre, não se preocupe, e creio que aqui a maioria é intermitente, com seus altos e baixos de participação.
Uma coisa onde todos podem  ajudar para já adiantar o processo é o seguinte:
1) o nome do projeto Github, que tal "Organizando"? ficaria  https://github.com/OSMBrasil/organizando 2) O Marcos já lançou tópicos de A a G (!), que fal votarmos aqui, antes de começar no git, qual será o primeiro tópico a ser abordado?
3) consolidação de textos aqui dos emails: uma série de dicas, questionamentos, e consensos foram expressos neste theread, quem ajudaria a resumir/consolidar esse blabla rico todo para servir de referência mais organizada e centralizada? (preparo la no Git como Wiki ou README)
Peter

Em 1 de outubro de 2015 21:21, Alexandre Magno Brito de Medeiros <alexandre.mbm em gmail.com> escreveu:
Peter Krauss e Marcos Fedato,

Infelizmente eu preciso declarar que eu apenas trouxe a ideia, para quem está com gás, vocês. Não posso me envolver. Tenho um bocado de pendências por aqui, pela comunidade mesmo, coisa que eu devia ter feito e não fiz. E coisa que preciso fazer, como simples traduções. Mesmo que eu não as tivesse, minha cabeça está cada vez mais distante dos conhecimentos técnicos que o projeto de vocês requer. Eu preciso resolver várias coisas no âmbito pessoal (particular), às quais dou mesmo mais prioridade. Por exemplo, meu pai tornou-se deficiente físico e... bem, estou com ele.

Alexandre Magno

Em 1 de outubro de 2015 17:16, Peter Krauss <ppkrauss em gmail.com> escreveu:
Alexandre, acho uma boa ideia, e se houver maior concentração de adeptos numa cidade, como São Paulo, podemos até fazer presencial+web ... Quanto aos slides tambem boa ideia, já fiz algo parecido para palestras do LexML, https://github.com/ppKrauss/lexml-slides

Em 30 de setembro de 2015 15:58, Alexandre Magno Brito de Medeiros <alexandre.mbm em gmail.com> escreveu:
Outra opção mais custosa é agendarem uma apresentação de slides para cada pessoa/ideia. Pode ser num dia só; um evento remoto de múltiplos apresentadores. Com o objetivo de definir os rumos de um projeto de software. A reunião final consolidaria os ânimos do time e decidiria o que aproveitar de cada ideia. Cada apresentação teria explicado coisas com imagens, áudio e texto. Os slides e documentos de definição seriam versionados, guardados e publicados em GitHub.

Alexandre

Em 30 de setembro de 2015 12:43, Alexandre Magno Brito de Medeiros <alexandre.mbm em gmail.com> escreveu:
Eu não vou participar, mas sugiro que vocês procurem uma ferramenta que lhes permita desenhar em quadro branco remotamente, com áudio. Existe. É como um pad com capacidade de desenho à mão livre e áudio.

Alexandre

Em 30 de setembro de 2015 09:14, Marcos Fedato <heroijapa em hotmail.com> escreveu:




Eu quero muito de ajudar nisso, estudei isso do OSM e do CNEFE bastante tempo e por isso tenho bastante conhecimento para tal, se tiverem interesse em expandir essa conversa além da lista (dá uma preguiça de escrever e a discussão demora, principalmente para brain storming) estou disposto a participar de discussões via áudio sobre o tema em horário não comercial e depois a gente pode colocar na lista um resumo para não perder o histórico.



_______________________________________________

Talk-br mailing list

Talk-br em openstreetmap.org

https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br





_______________________________________________
Talk-br mailing list
Talk-br em openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br 		 	   		  

_______________________________________________
Talk-br mailing list
Talk-br em openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br 		 	   		  

_______________________________________________

Talk-br mailing list

Talk-br em openstreetmap.org

https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br





_______________________________________________

Talk-br mailing list

Talk-br em openstreetmap.org

https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br





_______________________________________________
Talk-br mailing list
Talk-br em openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20151002/a83441f2/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br