[Talk-br] Classificação de vias (agora com 50km/hora), como fica?

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Terça Setembro 29 19:47:52 UTC 2015


Arlindo,
conheço bem a região porque trafego com certa frequência por ela. No mês passado passei pela BR-101 subindo para o interior do ES e pela ES-060, descendo para o Rio de Janeiro. Desci para o Rio pela ES-060 porque fui a Vila Velha antes. No próximo dia 13 irei novamente.

Quando identifiquei o problema, no ano passado, elevei a classe da BR-101 na área para TRUNK e nos testes de roteamento que fiz obtive sucesso com essa ação, mas infelizmente fui duramente criticado por isso e retornaram trecho dela para a classe PRIMARY com o comprometimento que iriam analisar o problema e resolver o roteamento incorreto. Já faz mais de 1 ano isso e continuo aguardando a solução.

A BR-101 está sendo duplicada, de Sul para Norte e quando passo por ela tenho gravado tracklogs e editado o mapa OSM com as alterações de duplicação.

Esse rodovia se encontra agora pedagiada em ambos os estados e por isso as concessionárias estão trabalhando na interrupção dos acessos e saídas dela em locais não tarifados. Esse situação por si só já a classificaria em MOTORWAY nesses trechos.

No lado do sul do Espírito Santo ela também está agora pedagiada, entretanto as obras de duplicação ainda estão começando.

Em Vitória, visando desafogar o trânsito por dentro da cidade, o Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, construiu a BR-101 Estrada do Contorno que circula a Grande Vitória (trecho dela em http://www.openstreetmap.org/way/151982415 ). Infelizmente esse longo trecho da BR-101 Estrada do Contorno não está sendo utilizado pelo roteamento OSM devido ao problema por mim reportado na ES-060. Eu já o classifiquei como TRUNK, mas antes dele existe um longo trecho da BR-101 classificado como PRIMARY ( http://www.openstreetmap.org/way/328488795 ).

Outra situação que interfere no roteamento, em menor força que a classe sem velocidade, é a inclusão da TAG MAXSPEED. De nada adianta classificarmos uma via TRUNK, por exemplo, e inserimos a maxspeed 60 nela existindo outra TRUNK paralela com velocidade superior inserida.

Confesso que me preocupa muito quando um editor insere velocidade na formatação de uma via. Em que pese que uma via tem uma velocidade máxima permitida constante da sinalização R19 dela, sabemos muito bem que a simples existência de semáforos, entroncamentos, tráfego, etc, interferem naquela velocidade.

Por essa e inumeras outras razões me preocupa quando aqui nesta lista se trata de classificação de vias.

Na minha opinião a classificação de uma via não deve seguir uma norma engessada. A norma deve existir sim, como balizador, mas outros parâmetros devem ser considerados ao se classificar uma via, em especial o do bom senso pautado nos resultados de roteamento.

[]s
Marcio
From: Arlindo Pereira 
Sent: Tuesday, September 29, 2015 3:34 PM
To: OpenStreetMap no Brasil 
Subject: Re: [Talk-br]Classificação de vias (agora com 50km/hora), como fica?

Aí entra um problema de tagueamento do OSM: o significado de uma via trunk no contexto urbano é diferente do significado num contexto rural / interurbano. Por exemplo, a Av. Presidente Vargas aqui no RJ é uma via trunk, embora não devesse ser usada num evento cruzamento entre cidades (não faria tanto sentido pq a ponte Rio-Niterói não é na Candelária, mas apenas exemplificando com uma trunk que tem sinais na cidade). 

Talvez precisemos de uma tag tipo urban_trunk ou algo do tipo para conseguir diferenciar.

Marcio, ocê conhece as duas rodovias em questão? Poderia dizer as características delas (limites de velocidade, faixas de rolamento, existência de vias transversais etc.)? Talvez seja o caso de elevar a BR para trunk, ainda que somente neste trecho, para corrigir este problema.

[]s
Arlindo
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20150929/fd9134f9/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br