[Talk-br] RES: Duvida precisão de bases censitarias

Reinaldo Neves rneves em equacao.com.br
Quarta Setembro 30 16:44:25 UTC 2015

Só o alinhamento já será de grande ajuda nas Edições Lucas.

Quanto a qualidade dos dados como posto em ouro email, entre CNEFE e OSM: OSM sempre, até porque é preciso levar em consideração que os dados do CNEFE forma finalizados 7 ou 8 anos atrás e a desatualização é razoável.  De qualquer maneira posso dizer que na zona leste onde resido, o nível de erro do CNEFE é irrelevante.

Mas onde não há nenhuma outra informação dentro da licença necessária para o OSM é totalmente válido o uso do CNEFE.

De: Lucas Ferreira Mation [mailto:lucasmation em gmail.com]
Para: OpenStreetMap no Brasil
Assunto: Re: [Talk-br] Duvida precisão de bases censitarias

boa pergunta

Na parte de usar dados do CNEFE para completar ruas sem nomes, eu não tinha pensado em nada do tipo de uma grande importação.

O que eu tinha pensado que talvez fosse útil seria prover algum tipo de interface pra facilitar a vida do mapeador. Poderia por exemplo aparecer uma sugestão de nome, já meio pre selecionada (por meio de cruzamentos espaciais que rolassem no background) vinda do CNEFE. Aí o mapeador poderia aceitar ou rejeitar.

Outra possibilidade seria verificar nomes de ruas que "não batem" entre OSM e CNEFE, como checagem de erros. Neste caso o mapeador seria perguntado: "é isso mesmo?"

Eu acho que consigo contribuir com a cruzamento espacial em sí. Chegando na lista de sugestões. Não saberia desenvolver estas ferramentas de interface pro programador.

Voltando a pergunta,  não sei dizer muito sobre a qualidade dos dados do CNEFE. Acho que nem o próprio IBGE se manifesta muito a respeito. O que eles dizem é que não é um dado 100%, use sob sua conta e risco. Mas o que precisamos de uma idéia é se é um dado com 1%, 10% ou 80% de erros.

Seria legal se outros mapeadores que usam o CNEFE se manifestassem sobre a percepção eles, a frequencia de erros, etc.

Se os erros forem realmente muito frequentes e a qualidade do CNEFE for mito baixa talvez não valha a pena tentar usar os nomes do CNEFE no OSM. (isso não tira a utilidade de bater os quarteirões, que são casos em que os nomes de ruas batem, e que serve para pegar os endereços do CNEFE).

Vcs acreditam na precisão das bases censitarias para acertar dados do OSM?
Porque qto aos nomes de vias e Poi's durante minhas edições, vi muitas diferenças ou erros.
Nas quadras do ibge nas cidades menores tem muita informação imprecisa, sejam vias ou nomes.