[Talk-br] Limite de cidades com distritos

Blademir Andrade de Lima blademirtc em hotmail.com
Quinta Abril 21 17:12:04 UTC 2016

Amigos, desculpe retornar este assunto, mas estou mapeando os distritos e preciso chegar em um consenso para padronizar os distritos e dar continuidade.

Primeiro é sobre se devíamos mapear o distrito sede, se no município não existe distritos. Eu concordo com o Ivaldo nos exemplos abaixo, não precisamos mapear a sede, seria informação redundante.

Mas ao ler http://www.ipeadata.gov.br/doc/DivisaoTerritorialBrasileira_IBGE.pdf no Item 1.9 fica bem claro que Todo Município tem um Distrito:
	“Os distritos são unidades administrativas municipais criadas por lei municipal; podem também ser criados pela mesma lei estadual que criou o município. Todo município possui, no mínimo, um distrito que é denominado distrito sede e que abriga a cidade.”

Apesar de não concordar, esta é a regra, então deverá ser feito.

Segunda dúvida é a padronização das Tags. Vejo que em muitos falta algumas informações. Abaixo faço uma relação das que eu uso na relação:
• IBGE:GEOCODIGO=316720210
• GEOCODIG_M=3167202 (Geocodigo municipal, não é obrigatório, mas já vinha no mapa do IBGE e deixei)
• admin_level=9
• border_type=district (o mais importante)
• boundary=administrative
• name=Nome (sem escrever Distrito)
• source=IBGE
• type=boundary
Na relação sempre incluo o “admin_centre”.
No “nó” da cidade/vila incluir a tag population (mas não sei onde achar essa informação).

Em regiões metropolitanas, aonde existe muitas subdivisões, apenas dividir em admin_level 9 e 10 não é suficiente, então evito mapear nestes locais, por enquanto.

Att,
BladeTC

Enviado do Email para Windows 10

Ivaldo Nunes de Magalhães ivaldonm em gmail.com
Sim, mas Dois Irmãos de Buriti é cidade, tem prefeito, Câmara
Municipal... Portando não é distrito e sim município, sendo sede.

Palmeiras é um distrito subordinado administrativamente à Dois Irmãos,
portando adm_level=9. Não tem prefeito, câmara, nem nada. Talvez tenha
uma ou duas ruas.

Vou insistir, pois realmente não entendo esse procedimento de ter que
criar relação para todos os distritos que compõem uma cidade:

- Toda a cidade, independentemente de ter distritos ou não, é
denominada de distrito (sede).

Exemplo cidade A:

   - Tem apenas o distrito sede (a cidade), tem prefeito, câmara....
Não tem nenhuma vila, povoado, nada. Apenas a cidade;
   - Composição da área territorial: apenas a cidade (1 relação adm_level=8);
   - Procedimento no OSM: criar apenas uma relação adm_level=8;
   - Portanto não seria necessário ter uma relação adm_level=8 e outra
adm_level=9, como está ocorrendo com 2 irmãos.

Exemplo cidade B:

   - Tem distrito sede (a cidade, com Prefeito, câmara...) e 2
distritos sob subordinação administrativa;
   - Composição da área territorial: 1 cidade e 2 distritos (2
relações adm_level=9 e 1 relação adm_level=8);
   - Procedimento do OSM: criar 2 relações adm_level=9 (distritos) e 1
relação adm_level=8, com as adm_level=9 dentro dela;
   - Não seria necessário ter 3 relações adm_level=9 (para os 2
distritos mais a sede).

Veja se a minha dúvida clareou agora.