[Talk-br] Cedência dos dados de cartografia da Prefeitura de Porto Alegre / Importação Prédios

Sérgio V. svolk2 em hotmail.com
Segunda Abril 25 15:47:57 UTC 2016

Boa tarde pessoal,

consegui autorização formal da Prefeitura de Porto Alegre para cedência dos dados de cartografia para o OSM em shapefile/SHP.

Minha idéia é preparar a importação dos Prédios, conforme abaixo.

Vou criar página no wiki (talvez com nome "Importação dos Dados de Cartografia da Prefeitura de Porto Alegre-RS: Prédios"), com cópia do processo com a autorização.

O responsável pela coordenação de cartografia propôs solicitar ainda ao setor de processamento de dados a malha viária que estava sendo atualizada para fornecer também. Mas esta de todo modo já está bem completa em Porto Alegre.

Os dados fornecidos pela Prefeitura (PMPA) em SHP contém (2.2GB tudo):

-Altimetria;

-Eixos Urbanos;

-Energia/Comunicações;

-Estrutura Urbana

-Hidrografia

-Mineração

-Sistema de Transportes

-Vegetação

Meu interesse é mapear os prédios.

Minha idéia é ir preparando importação dos prédios cadastrados pela PMPA para o mapa.

Pretendo fazer assim:

-abrir no QGIS e verificar os atributos dos objetos para ver o que tem e se pode ser convertido e importado para as tags padrão do OSM (como numeração, altura, etc);

-converter para o OSM;

-abrir no OSM num layer1 separado e salvar para verificação (sem fazer upload ainda no OSM);

-abrir os prédios que já estão no OSM em POA (ways como building=*) em outro layer2;

-analisar e comparar com os prédios que já existem mapeados, para ver o que já esteja correto e pode manter sem substituir;

(grande parte dos prédios no centro de POA fui eu que mapeei, nestes se for melhor deleto e substituo pelos prédios da nova importação;

-se tiver prédios errados no OSM (ex.: 2 prédios mapeados como se fossem 1) vejo se precisa corrigir ou substituir, mantendo as tags de informações já mapeadas;

-depois que tudo estiver verificado, importar os prédios para o OSM.

Quaisquer questões ou sugestões, comuniquem