[Talk-br] Limite de cidades com distritos

Leonardo Brondani Schenkel leonardo em schenkel.net
Terça Abril 26 07:44:59 UTC 2016

On 25/04/2016 23:57, santamariense wrote:
> @naoliv - Eh verdade... me enganei... :)
>
> Eu estou convicto que temos que adicionar um admin_level=11. Deslocar
> mesorregião / microrregião não deve ser feito porque não podemos
> esquecer que os níveis administrativos devem ser equivalente aos
> usados em outros países.

Não lembro ninguém ter mencionado deslocar, até porque não faz sentido
nenhum. Para evitar confusão, é melhor não misturar os dois assuntos na
mesma discussão ou explicitamente discuti-los separadamente.

Existem 2 questões que são completamente independentes:
1. Divisões puramente estatísticas do IBGE deveriam permanecer?
2. O Brasil deveria ter 10 ou 11 níveis?

Questão 1: divisões do IBGE

O que foi comentado é que limites estatísticos do IBGE não tem
absolutamente nada a ver com divisões administrativas. Pior ainda:
estando lá, só polui o Nominatim. Lembrem que o objetivo primário do OSM
(primário, não único) é ser um mapa.

Exemplo: Bairro Camobi, em Santa Maria, RS:

Camobi, Sede, Santa Maria, Microrregião de Santa Maria, Mesorregião
Centro-Ocidental Rio-Grandense, Rio Grande do Sul, South Region, Brazil
(Suburb) [*]

[*] http://nominatim.openstreetmap.org/details.php?place_id=145077682

Sinceramente, qual a utilidade da informação acima para um usuário de
mapa? Qual o caso de uso, fora alguém do IBGE ou alguém fazendo pesquisa
usando os dados do OSM?

Compare com isso:

Camobi, Sede, Santa Maria, Rio Grande do Sul, South Region, Brazil (Suburb)

(Também acredito que "Sede" não deveria estar ali, mas essa seria uma
terceira questão que não quero entrar no momento. Uma coisa de cada vez.)

Remover meso e micro neste caso é simples. A proposta seria algo como
simplesmente mudar as tags boundary=administrative + admin_level=5 e
admin_level=7 para algo como (estou inventando a título de exemplo)
boundary=ibge + ibge=meso e ibge=micro. Extremamente fácil de fazer em
batch em uma tacada só. O resultado seria que os níveis 5 e 7 não são
usados no Brasil.

Note que a informação ainda está lá: qualquer um que quiser usar os
dados e está interessado e meso/micro regiões, por razões que são óbvias
ele necessariamente está ciente da realidade brasileira e pode
simplesmente olhar/usar as tags específicas para tal.

Se olhar na tabela
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:boundary%3Dadministrative#10_admin_level_values_for_specific_countries
verá que esse é um caso absolutamente normal; pouquíssimos países usam
todos os níveis.

Questão 2: Brasil deveria ter 10 ou 11 níveis?

Se 10, como é hoje, então o bairro é nível 10 e distritos e
sub-distritos não podem ser ambos codificados usando admin_level=9 (o
que não se impede de usar outras tags). Digamos que o sub-distrito então
fique codificado de outra forma e o distrito fica 9.

Se 11, podemos fazer de forma consistente com outros países que mudaram
para 11:

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:boundary%3Dadministrative#11_admin_level_values_for_specific_countries

Neste caso o bairro é 11, sub-distrito é 10 e distrito é 9. Como Brasil
hoje tem 10, corrigir o admin_level significaria fazer uma alteração em
batch de todos os níveis 10 para 11, abrindo o 10 para sub-distritos. 9
fica como está. Lugares 'tagueados' de forma não padrão precisam ser
ajustados manualmente depois da alteração. Ainda assim não é muito trabalho.

Sinceramente esta é uma questão que para mim é muito menos importante
que a primeira — mudar para 11 ainda vai ser consistente com outros
países e pelo menos estamos falando aqui de limites realmente
administrativos. Eu pessoalmente acho que não seria estritamente
necessário e existem maneiras de continuar com 10, mas como este texto
já está muito longo eu não vou me estender aqui.

> Não acho que os niveis 9 e 10 devam estar completos para se usar o 11.
> Uma vez que distritos (admin_level=10) preenchem todo o território
> nacional, mas subdistritos e bairros não.

A tabela que postei acima torna evidente que não existe requisito de
estar "completo": a grande maioria dos países "pula" níveis porque não
existem equivalentes dentro do país para aquele nível.

Acho até (mas é especulação de minha parte, pois não estava acompanhando
os primeiros dias da comunidade OSM brasileira) que as divisões do IBGE
foram colocadas no admin_level porque alguém interpretou que o nível N+1
só pode ser usado quando o nível N está "preenchido" — o que
absolutamente nunca foi o caso. Basta ler a definição da tag e ver a
tabela acima.

// Leonardo.