[Talk-br] Limite de cidades com distritos

Leonardo Brondani Schenkel leonardo em schenkel.net
Quarta Abril 27 16:07:13 UTC 2016

On 26/04/2016 19:05, santamariense wrote:
> O que vocês acham da gente abrir uma votação para os assuntos? No wiki
> quem sabe?!?!

Acho que é totalmente válido, embora se poucos se manifestam na lista
tenho pouca esperança de ser diferente em uma votação. Mas não custa tentar.

> #1 - Caso Meso/Micro Regiões: Sou a favor de que se mantenham como
> admin_level porque não estão atrapalhando os demais níveis e porque
> entendo que são sim divisões administrativas, ou ao menos foi criada
> com esta finalidade de organizar, planejar e executar obras e serviços
> públicos.

A título de informação. Tirem suas próprias conclusões:

"As microrregiões integram a organização, o planejamento e a execução de
funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar
estadual. Entretanto, raras são as microrregiões assim definidas.
Consequentemente, o termo é muito mais conhecido em função de seu uso
prático pelo IBGE que, para fins estatísticos e com base em
similaridades econômicas e sociais, divide os diversos estados da
federação brasileira em microrregiões." [1]

[1]
http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/metadata.show?id=68&currTab=simple

"Mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega
diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas
e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões. Foi
criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui,
portanto, uma entidade política ou administrativa." [2]

[2]
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1586&evento=8

> #2 - Sou a favor que se abra o nível 11 para bairros e fique o 10 para
> subdistritos.

Se há uma insistência em codificar ambos distritos e sub-distritos no
admin_level, então também concordo pois pelo menos é muito melhor (a meu
ver) do que a alternativa usando nível 9.5 que foi proposta por alguns.
Vai ser consistente com o que outros países que precisam de 3 níveis
abaixo de município estão fazendo, pelo menos.

Entretanto, é uma alteração extremamente invasiva (mais que a #1 acima)
e com algumas implicações importantes pois ao se mover 10->11 será
criada uma ambiguidade no nível 10: software que vê algo tagueado no
Brasil com admin_level=10 não vai saber se é um bairro que foi tagueado
no padrão antigo ou um sub-distrito que foi tagueado no padrão novo.
Corrigir todo o Brasil em batch não é difícil, mas não é algo que
normalmente é bem visto pelo OSM ("never use a vote result as a
justification for large-scale re-tagging of existing objects": nunca use
o resultado de uma votação como justificativa para um 're-tagueamento'
em massa de objetos existentes) [3] — e mesmo que feito de uma vez só
vai afetar o software existente que entende bairros brasileiros até que
ele seja adaptado a entender o novo padrão.

[3] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposal_process

Nada disso torna a tarefa impossível, apenas vai exigir bastante
coordenação.

Sobre a questão da ambigüidade do nível de bairro, eu proponho uma
solução pragmática (que talvez alguém já tenha feito aqui) de taguear
com os bairros com place=neighbourhood [4] em adição às tags que já
estão sendo utilizadas. Isso tem a vantagem adicional de permitir que
software identifique os bairros, independente do admin_level dos mesmos.
Note que podemos fazer isso independente do resultado da decisão de usar
10 ou 11 níveis.

[4] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:place%3Dneighbourhood

// Leonardo.