[Talk-br] RES: Limite de cidades com distritos

Leonardo Brondani Schenkel leonardo em schenkel.net
Quinta Abril 28 17:38:04 UTC 2016

Tenho certeza que as pessoas já estão doentes de me ler aqui na lista,
então só pra avisar que vai ser a última vez que vou responder se for só
para repetir o que já foi dito sobre este assunto — isso não traz
nenhuma informação nova nem é produtivo.

Caso algo concreto e objetivo apareça, volto a me manifestar se necessário.

On 28/04/2016 18:01, Papibaquígrafo wrote:
> As regiões estatísticas do IBGE e os limites administrativos fazem parte
> de uma mesma hierarquia – regiões agregam estados, e estes se subdividem
> em mesoregiões, etc (as regiões metropolitanas são uma exceção aqui).
> Logo, me parece purismo separar as duas coisas só porque o nome da
> etiqueta não é 100% apropriado.

Pela mesma lógica as comarcas do judiciário deveriam estar no
admin_level também, pois as regiões agregam estados, os estados
comarcas, e as comarcas municípios... Há inúmeros outros exemplos de
hierarquia que se aplicam. (Se elas já não estão, seria ótimo ter as
comarcas do judiciário no OSM, por falar nisso.)

Sinceramente não entendo a resistência, pois já foi aqui:

- citada a definição de boundary=administrative e admin_level que está
bem explicada no wiki — que parte lá é ambígua?
- mostrado o uso que os outros países fazem desses tags na prática
- demonstrado que o Brasil é o único país no mundo que usa
boundary=administrative para algo que foi criado com fins
geográficos/estatísticos (não apareceu um contra-exemplo até o momento)
- foi citada a definição de próprios sites do governo dizendo que não
são administrativas
- foi citada uma pessoa que trabalha no IBGE dizendo que não são
administrativas
- foi citada a publicação oficial do IBGE que inventou as regiões
dizendo que não são administrativas
- demonstrado que o próprio mapa político oficial do IBGE não inclui
essa informação

O que mais se precisa em termos de coisas objetivas? Honestamente.

E isso que nem se quer apagar a informação (o que sim seria ridículo),
apenas mudar o boundary=administrative para outro valor mais apropriado.

> O fato é que as diferentes aplicações nunca vão funcionar bem sem
> "entender" o significado específico dos admin_level em cada país, e não
> vai ser essa mudança proposta (statistical_level=* ou similar) que vai
> resolver o problema.

Mas elas podem sim entender o que são limites administrativos e o que
não são. boundary=administrative e boundary!=administrative. Vai
funcionar em todos os países do mundo, menos hoje no Brasil.

> [...]
> (e isto que os distritos e subdistritos, se é que existem, não estão
> mapeados em Porto Alegre):
>
>     Paço Municipal, 10, Praça Montevidéu, Esplanada Municipal Célio
>     Marques Fernandes, Historic District, Porto Alegre, Microregion of
>     Porto Alegre, Metropolitan Region of Porto Alegre, Metropolitan
>     Mesoregion of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, South Region,
>     90010-170, Brazil
>
> O endereço que qualquer um de nós (e também o carteiro) esperaria nesta
> busca seria simplesmente "Paço Municipal, Praça Montevidéu, 10,

O objetivo da lista de resultados do Nominatim é de mostrar a hierarquia
administrativa para diminuir ambigüidade e permitir que a pessoa que
procurou poder melhor identificar o resultado que está procurando (que
outra hierarquia você sugere que ele deveria usar por default?), não
mostrar um endereço de correspondência — para isso existem os tags addr:*.

> Enfim: a funcionalidade "formatação de endereços" no Nominatim funciona
> mal, mas não porque a comunidade brasileira flexibilizou um pouco o
> significado de admin_level; funciona mal porque cada país tem a sua
> convenção e o Nominatim não leva isso em conta.

O Nominatim não formata endereços.

Sim, o Brasil "flexibilizou" — eufemismo para usar incorretamente.
Estamos aguardando os exemplos dos outros países que flexibilizaram de
mesma forma. Pode tomar seu tempo, ninguém tem pressa.

E ironicamente um dos motivos do Nominatim mostrar tanto "lixo" é que
pelo menos duas informações que estão lá não deveriam estar por estarem
incorretamente cadastradas.

Mas no fim é uma perda de tempo discutindo o que o Nominatim faz porque
o uso dos tags é de acordo com sua definição. Todos estão carecas de
saber que "taguear para o renderizador" vai contra as práticas do OSM.

> Da mesma forma, o Mapnik precisaria saber que, para fins de não
> sobrecarregar a quantidade de informação exibida, os  admin_level
> cruciais no Brasil são 4 e 8. E isso muda de país para país.

O Mapnik não precisa saber nada. Está explicado lá na página do wiki
(que já foi citada pelo menos duas vezes) e que explica a definição de
boundary=administrative que o admin_level foi criado para uniformizar os
países, assim um renderizador pode colocar as bordas corretas sem saber
os detalhes de cada país (esse era o caso antes quando só existia o
border_type=* e que era um caos). Aconselho visitá-la e ler.

Abraços,
Leonardo.