[Talk-br] RES: Limite de cidades com distritos

Papibaquígrafo agostinho741-1 em yahoo.com.br
Sexta Abril 29 17:43:07 UTC 2016

Flávio: Concordo que este é um trabalho importante. Eu fiz um tanto disso, em geral baseado no bom senso, ou seja, só o faço quando a divisa natural é bastante evidente.  A maior dificuldade, na minha experiência, é determinar precisamente linhas imaginárias que ligam dois trechos de limites naturais. Exemplo: https://www.openstreetmap.org/way/331679585. Deveríamos tentar estabelecer critérios para estas situações.

A  propósito, muitas vezes o limite natural é o divisor de águas. Suspeito que para o "armchair mapper" seja difícil ou mesmo impossível traçá-lo, mas poderíamos tentar estabelecer critérios.
PS: Alguém sabe resolver esta nota? https://www.openstreetmap.org/note/292283

Leonardo: confesso que não tenho acompanhado as discussões recentemente e posso muito bem estar repetindo pontos que outros já levantaram.

      De: Flavio Bello Fialho <bello.flavio em gmail.com>
 Para: OpenStreetMap no Brasil <talk-br em openstreetmap.org>
 Enviadas: Sexta-feira, 29 de Abril de 2016 9:01
 Assunto: Re: [Talk-br] RES: Limite de cidades com distritos

O assunto das divisões administrativas é evidentemente polêmico. Há opiniões divergentes e é difícil chegar a um consenso. Há outros assuntos igualmente polêmicos, que volta e meia retornam à lista. Na minha opinião, nesses casos, deve-se deixar o mapa como está (para evitar guerras de edição) e passar a outros assuntos em que haja consenso, enquanto cada um amadurece melhor a ideia.

Em relação aos limites administrativos, tenho um assunto a levantar: eles NÃO estão corretos. Foram importados da base do IBGE, com uma resolução que se aproxima bastante do real, mas há muitos erros. Por exemplo, em vários casos, o limite administrativo oficial (ditado pela lei) acompanha um rio (ou, às vezes, uma estrada). No mapa, existe um caminho para o rio e outro para o limite administrativo, que não coincidem e frequentemente não coincidem com o curso real do rio. A minha proposta, nesses casos é:

1. Verificar, na lei, se o limite administrativo é mesmo o rio (à).
2. Unir os caminhos de limite administrativo e rio num só caminho, cuidando para preservar os tags e relações.
3. Corrigir o trajeto do caminho, com base em imagens de satélite ou outra fonte, de forma que ele siga o percurso do rio.

A parte mais difícil é o item 1. É trabalhoso achar a lei que estabelece a divisa dos municípios (geralmente é a lei de criação do município, mas os limites podem ter sido alterados por uma lei posterior), e mais trabalhoso ainda conseguir interpretar o texto descrevendo os limites, que é bastante confuso. Entretanto, o resultado é compensador. O mapa fica bem melhor e se corrige hidrografia e limites administrativos ao mesmo tempo. Fiz isso em alguns (poucos) locais no Rio Grande do Sul, e já notei que eu não fui o único. Alguém tem interesse em ajudar?

--
Flávio Bello Fialho
bello.flavio em gmail.com