[Talk-br] Alturas, mapas3D do OSM

Marcos Fedato heroijapa em hotmail.com
Segunda Dezembro 26 22:57:53 UTC 2016

Olá,

Lucas um objetivo meu ao mapear sjc era utilizar os dados pra fazer um simulador de andar na rua tipo gta dadas as épicas diferenças de dimensões.

Ao longo dessa história achei um cara q usou o dado do openstreermap com o software 3d blender e fez uma fase do jogo super tux kart com o campus da universidade dele.

O f4maps talvez é o mais bonito visualizador, ele mescla dados do openstreetmap (2d extruído) com 3d de verdade, a torre Eiffel se nao me engano o f4map remove a do osm e coloca a dele.

Maaaas, o f4map é proprietario o cara de uma empresa de games q fez e nao abriu o fonte.

Em outra mão existe o opensciencemap que é bem menos conhecido mas renderiza muito bem os prédios e é open source.

Todos se baseiam em alturas padrão que eles mesmo estipulam, tipo casa vai ter 3m a menos q vc diga a altura ou o numero de andares, ai se disser a altura é ela mesmo, se não calcula andar × 3 metros.

O f4maps olha em diversas tags nao só de altura, mas de cor e material,se vc cria uma fence e diz que é chain link ele coloca os arames, se diz que é metal ele coloca as barras de metal.

Mas nada fora do padrão do OSM tirando os predios proprios em pontos turísticos globalmente reconhecidos.

Abraço,
Marcos Fedato

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

-------- Mensagem original --------
De: Lucas Ferreira Mation <lucasmation em gmail.com>
Data: 26/12/2016 20:13 (GMT-03:00)
Para: OpenStreetMap no Brasil <talk-br em openstreetmap.org>
Assunto: [Talk-br] Alturas, mapas3D do OSM

Pessoal,

em primeiro lugar um feliz natal.

Alguém sabe de onde vem os dados de planta dos prédios e altura que são usados para renderizar o mapa em 3D? Esta empresa (f4map) os calcula automaticamente de alguma forma (análise de sombras de imagens aérias) ou estes dados já estão no OSM?

Fiquei muito surpreso de ver o quão completo isso está para São Paulo
São Paulo
http://demo.f4map.com/#lat=-23.5522503&lon=-46.6761298&zoom=16

Já para Brasília, os prédios das superquadras parecem mais baixos do que realmetne são

http://demo.f4map.com/#lat=-15.8045536&lon=-47.8923768&zoom=17

Enfim, apenas queria saber se de fato estes dados estão no OSM, e como são inseridos

feliz 2017
Lucas