[Talk-br] Estamos vivenciando uma experiência meritocrática?

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Terça Janeiro 5 11:38:33 UTC 2016

Prezado Cassio e colegas

> A pergunta correta é, em primeiro lugar, "por que criar normas"?

As normas já existem. A mais famosa é: não copiar de mapas protegidos por
direito autoral. É algo que os mapeadores aqui no Brasil tem uma gigantesca
dificuldade em aceitar.

> "Ahhhhh teve os casos x e y de vandalismo". Sim, teve, mas cabe aos
> normatistas demonstrar antes de mais nada que o custo destes
> vandalismos(intencionais ou por imperícia) é substancialmente maior do que
> os benefícios trazidos pela atual forma semi-anárquica de gestão da base do
> OSM.

Faz o seguinte exercício: abra o JOSM e baixe um pedaço central de qualquer
cidade média/grande no Brasil. Clique em ctrl-A selecionando todos os
elementos, clique em "validar". Depois de se acalmar do susto da quantidade
de erros e advertências que vão aparecer, passe o restante da semana
consertando todos estes erros. Aguarde alguns meses e repita o exercício no
mesmo local. Você verá que muitos novos erros terão aparecido mesmo em
lugares que você já consertou. É como exugar gelo num dia quente de verão.
Não é a toa que 99.99% dos mapeadores desiste.

Eu não descreveria o sistema do OSM como anárquico e sim como caótico. Se
tudo que você deseja é um mapinha bonitinho para pendurar na parede acho
que o sistema até atende. Mas se você deseja um sistema confiável, por
exemplo para fazer um roteamento, então o OSM falha completamente.

Não há como confiar num sistema que a qualquer minuto pode ser
completamente detonado de maneira imprevisível. Algumas alterações são bem
aparentes como o buraco em Santa Catarina, que deu origem a esta discussão,
mas a maioria é bem sutil e só aparece quando você procura. Estes são os
piores pois vão corroendo a consistência da base lentamente e de maneira
quase invisível.

A base cartográfica do OSM é um conjunto de dados bem complexo e muito
frágil. Basta desconectar um único nó estrategicamente e você cria um
estrago gigantesco. Por isto que o sistema deve ser classificado de caótico
(veja definição de sistema caótico
https://en.wikipedia.org/wiki/Chaos_theory) pois é quase impossível prever
as consequências de alguma pequena alteração desastrada.

Sem esta componente de confiabilidade eu não vejo como o OSM poderá se
tornar mais aceito para o uso do dia-a-dia. E sinceramente não sei como
atingir algum índice de confiabilidade com um sistema caótico de edição,
sem falar num conjunto fragmentado e inconsistente de regras de mapeamento.

Também não vejo como pode funcionar ter vários programas de edição
inconsistentes entre sí, como JOSM e Id. No mínimo o Id e o JOSM teriam que
ter exatamente as mesmas regras de validação. Eu lembro que ano passado
passei um bom tempo mapeando as serras de Minas Gerais apenas para
descobrir meses depois que algum outro mapeador (usando o Id) passou
semanas apagando tudo que eu fiz pois não entendeu o que eram as linhas que
representam as serras e achou que era lixo que precisava ser apagado.
Coitado, esse ficou bem sem graça quando expliquei.

Mas apesar de tudo que acabo de escrever eu estou feliz em poder colaborar
com o OSM. O saldo é positivo (mas poderia ser bem mais positivo).

Completo esta semana 4 anos de OSM. Aprendi muita coisa, mas muito mesmo. É
meu hobby preferido. Não vejo a hora de chegar as férias para colocar os
mapas em dia. Tive momentos de irritação, especialmente em relação a
edições destruidoras. Por isto parei de ficar vigiando as edições em Belo
Horizonte, estava ficando estressante e ficar estressado não combina com
hobby.

Quero aproveitar para agradecer a todos vocês pela convivência nestes
quatro anos, pelas muitas dicas valiosas e interessantes. Espero continuar
ainda por muito tempo no projeto!

um grande abraço e um feliz 2016

Gerald